PlayStation 5 Pro: O que muda nos “novos” jogos?

É quase certo que a Sony vai lançar uma PlayStation 5 Pro em 2024, muito provavelmente entre Outubro e Novembro, na altura em que a atual PlayStation 5 faz 4 anos de vida. É um lançamento que acontece bem no meio do ciclo de vida da atual geração de consolas, visto que parece também cada vez mais certo que a geração PS5 e Xbox Series S/X apenas deverá terminar em 2028, de forma a ser possível rentabilizar todos os designs, e claro, os investimentos dos estúdios de desenvolvimento.

Dito tudo isto, uma versão “refresh” da PlayStation 5 significa um aumento de performance “teórico”. O que é isto? Bem, como deve imaginar, todos os jogos vão continuar a ser feitos para a PlayStation 5 base, como também continuaram a ser feitos para a PS4 base após o lançamento da PS4 Pro. Já existem mais de 40 milhões de unidades vendidas da PS5, um número que deverá aumentar ainda mais em 2024, visto que com a chegada da PS5 Pro, a PS5 normal deverá descer um pouco de preço.

O que levanta uma questão… O que muda na realidade?

PlayStation 5 Pro: O que muda nos “novos” jogos?

ps5, PlayStation 5, PlayStation 5 a fazer barulho

Portanto, a PS5 Pro vai trazer hardware mais poderoso, especialmente na componente gráfica, por isso, é capaz de oferecer uma qualidade visual acrescida. Isto vai acontecer em todos os jogos? Infelizmente não. As melhorias gráficas vão aparecer mais nos jogos produzidos pelos estúdios da própria Sony, enquanto também deverão aparecer em um ou outro título mais importante vindo de fora.

Entretanto, dito tudo isto, os jogos com melhorias visuais pensadas para a PS5 Pro vão trazer um selo “PS5 Pro Enhanced”. O que por sua vez significa que estes jogos vão conseguir correr em resoluções mais altas, FPS mais altos, ou com mais efeitos Ray-Tracing. Sendo também possível uma mistura destas três componentes.

Aqui vale a pena salientar que a PS5 Pro vai oferecer mais memória RAM, um CPU ligeiramente mais rápido, bem como um GPU completamente renovado. Além de tudo isto, é esperada a implementação de um motor de upscalling completamente novo similar ao AMD FSR, com o nome de PSSR.

Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também