Apesar do facto de os ânimos não estarem assim tão altos como a Sony poderia desejar, a realidade é que a PS5 Pro vai ser mesmo uma realidade no mercado, e provavelmente até vai ser lançada ainda durante este ano de 2024.
Já tivemos relatos a apontar para um aumento de performance muito significativo, bem como outros relatos a apontar para um nível de performance mais alto, mas ainda assim limitado pelo processador da consola.
Pois bem, temos novidades!
PlayStation 5 Pro: Temos mais informações acerca da performance!
Portanto, nova documentação chegou ao mercado, e como tal, já temos uma ideia mais concreta daquilo que a PS5 Pro traz para cima da mesa em termos de performance pura e dura. Isto porque já temos uma ideia mais clara das diferenças que temos entre a velha PS5 e a nova PS5 Pro.
A atualização “mid-gen”, que deverá ser lançada no final deste ano, oferece alegadamente um desempenho ray-tracing significativamente superior, upscaling baseado em IA, e ainda outras novas funcionalidades que os estúdios poderão utilizar para melhorar um pouco mais os gráficos.
Como é que tudo isto acontece?
Bem, o GPU além de ser baseado numa arquitetura muito mais recente (RDNA 3.5), conta com 60 unidades de computação em vez das 36 da consola original. A frequência é um pouco mais baixa para manter a temperatura controlada (2.18 GHz), porém, existe a possibilidade de aumentar para 2.35 GHz em vários cenários.
Além de tudo isto, a memória cache L1 salta para os 256KB em vez dos atuais 128KB.
Na prática, o novo GPU da PS5 Pro tem o potencial de oferecer 33.5 TFLOPS de poderio computacional gráfico. Algo que significaria mais do triplo da performance da PS5 atual. Porém, como deve imaginar, estes números não contam a história toda. Sendo exatamente por isso que a Sony promete um acréscimo de 45% em vez de uns incríveis 300%.
Entretanto, temos também suporte a VRS (Variable Rate Shading) e MS (Mesh Shaders). Algo que pura e simplesmente não existia na PS5 original, ou na mais recente PS5 Slim.
Tudo isto em conjunto com a tecnologia PSSR (PlayStation Spectral Super Resolution), uma espécie de DLSS, vai resultar em coisas muito interessantes. Especialmente porque a Sony está a trabalhar afincadamente para permitir a implementação de todas as novidades da forma mais simples possível para os estúdios.
Ainda assim, mesmo tendo tudo isto em conta… Começa a ficar a ideia de que a PS5 Pro não vai ser um sucesso comercial para a Sony. Será que não vai vender? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!