Portanto, há alguns dias atrás dissemos que seria um pouco ambicioso esperar que a Sony iria lançar uma PlayStation 5 Pro (PS5 Pro) capaz de duplicar a performance da sua atual consola.
Porém, isso não significa que não existam planos para melhorar um pouco a capacidade gráfica do modelo Pro, de forma a tentar levar todos os jogos lançados para a consola da Sony a um nível um pouco mais elevado, e mais digno de chamar estas consolas de “next-gen”.
PlayStation 5 Pro: Já sabemos tudo acerca da consola!
Portanto, ao que tudo indica, apesar do facto de a Sony não estar a contar mudar a composição da parte do CPU (8 núcleos Zen 2), é esperado que a frequência de relógio suba um pouco, e claro, ao mesmo tempo exista a integração de novas tecnologias na parte do GPU.
- Nota: Os rumores apontam para o uso de uma arquitetura RDNA 3/4 mista. Ou seja, com especificidades das duas gerações mais recentes daquilo que a AMD tem para oferecer.
Isto, como já dissemos no passado, vai permitir o uso de mais funcionalidades IA, como é o upscalling e geração de frames de forma automatizada. Mas, ao que tudo indica, também vai oferecer uma velocidade e potencial de renderização pura e dura 45% mais alta. Além disto, o Ray Tracing vai aumentar de capacidade 300%, e pelos vistos, vamos ter suporte nativo à tecnologia PlayStation Spectral Super Resolution upscaling/anti-aliasing.
Estamos assim a falar de uma consola que não é significativamente mais complexa face à atual PlayStation 5. O que por sua vez também deverá significar que não é muito mais cara de produzir.
Em termos de performance pura e dura, o objetivo da Sony é oferecer uma jogabilidade 4K a 120Hz em todos os jogos, os que já saíram, e os que estão para sair. Possibilitando ainda algumas brincadeiras em 8K, mas isso não é, nem nunca foi, uma prioridade para a gigante Japonesa.
Quanto a preço, é esperado que a Sony lance uma PS5 Pro à volta dos 500~600€. Isto enquanto corta um pouco o preço da atual PS5 Slim, para dar a machadada final na Microsoft e nas suas consolas Xbox Series S/X.