PlayStation 5 ou PlayStation 5 Pro: Esperar ou comprar?

Parece que a PlayStation 5 foi lançada ontem? Bem, a consola de “nova geração” já está prestes a atingir a sua meia idade, ao fazer 3 anos de vida no próximo mês de Novembro.

Parece incrível, mas é assim que as coisas funcionam. Num dia somos umas crianças, no outro temos um trabalho árduo pela frente. Num dia temos uma PlayStation 2 nas mãos, noutro já estamos a olhar para a PlayStation 5 como uma consola velha.

Dito tudo isto, caso não saiba, a Sony está neste momento a planear o lançamento de uma versão renovada da sua PlayStation 5 para 2023, e posteriormente, o lançamento de uma versão um pouco mais poderosa em 2024, a famosa PlayStation 5 Pro.

O que claro está, numa altura em que nos aproximamos de forma extremamente rápida do Natal de 2023, desta vez sem problemas de stock… Levanta uma questão! Será boa ideia comprar a PS5 agora, ou esperar por 2024? Comprar a PS5 normal, ou esperar pela PS5 Pro? Vamos por partes!

PlayStation 5 ou PlayStation 5 Pro: Esperar ou comprar?

Portanto, com a aproximação do “ponto médio” de vida da PlayStation 5, a possibilidade de lançamento de uma versão Slim, e claro, de uma versão Pro, fica apenas e só mais forte. O que por sua vez planta uma dúvida na cabeça dos consumidores, que olham para 2023 como o ano em que vai finalmente ser possível encontrar consolas PS5, nas prateleiras, no Natal.

Dito tudo isto, apesar do facto de a Sony estar constantemente a desenvolver e a lançar novas versões das suas consolas (revisões), a realidade é que o mercado fica sempre muito atento às versões Pro e Slim da gigante Japonesa. Afinal, uma grande fatia dos jogadores está sempre muito interessada em experimentar e acompanhar as tecnologias mais recentes do mercado, de forma a obter o melhor desempenho possível e imaginário.

Sendo exatamente por isso que temos muito boa gente interessada na PS5 Pro. Mas… Vale a pena?

dualsense, PS5

Pois bem, é esperado que a PlayStation 5 Pro chegue ao mercado com uma maior potência de processamento, o que por sua vez deverá facilitar novos níveis de performance nos jogos atuais, mas também nos próximos lançamentos. Estamos a falar da possibilidade de chegar aos 4K a 120Hz sem grandes compromissos, e em alguns casos, até a possibilidade de chegar aos 8K. Números que impressionam! Mas não convencem.

Afinal de contas, a PlayStation 5 Pro vai ser mais cara, e não vai ter assim tantos anos de mercado para ser capaz de mostrar todo o seu potencial. Talvez mais importante que isso, todos os jogos vão ser desenvolvidos primeiramente para a PlayStation 5, e apenas depois para a PS5 Pro.

Ou seja, todas as vantagens da PlayStation 5 vão ser um extra, e não algo crítico. Além disso, este extra apenas vai aparecer nos jogos produzidos pela própria Sony, os restantes estúdios não vão gastar mais recursos a pensar na PS5 Pro.

Conclusão

É exatamente por isso que vejo na PS5 Pro como algo que pura e simplesmente não faz sentido nesta geração. Afinal, a PlayStation 5 base ainda não foi capaz de conquistar a sua posição no mercado. Algo que muito se deve a tudo aquilo que aconteceu com a pandemia e consequentes dificuldades de produção. Mas isso agora não interessa nada. É o que é!

Aliás, ainda temos vários jogos a serem anunciados e lançados para a PlayStation 4!

Acredito que a Sony deveria apostar apenas e só na sua atual consola!

Se possível, com algumas quedas de preço à mistura, e não tentar aliciar jogadores com mais potencial. Especialmente porque é potencial que muito provavelmente nunca vai ser alcançável nesta geração.

Feliz ou infelizmente, o percurso da atual geração está definido, e muito dificilmente irá mudar.

 

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também