A PlayStation 5 da Sony é sem dúvida uma das maiores consolas que esta empresa já fez. Estou a falar de poder, mas essencialmente de dimensões. Mas e se lhe dissermos que há uma PS5 que tem apenas 2 cm de espessura e que ainda tem a vantagem arrefecer a água? Vamos então olhar para a PlayStation 5 mais fina de sempre!
Atenção! Prepare-se para a Playstation 5 mais fina de sempre!
É verdade que não nasceu pelas mãos da Sony, mas sim pelo entusiasta Matt do site DIY Perks. Lembro que a PS5 standard tem uma grossura a rondar os 10 cms. No entanto, ele conseguiu colocá-la com 2 cm o que é sem dúvida um grande feito. PAra o conseguir ele teve de recriar o sistema de arrefecimento e de realojar a fonte de alimentação. Seja como for parece que valeu a pena.
Grande parte da dimensão da PS5 deve-se aos dissipadores de calor que impedem que os componentes de sistema sobreaqueçam. Assim que eles são retirados percebemos que a motherboard da consola é muito fina. Claro que estes componentes têm de ser arrefecidos, ou caso contrário transformavam-se em fumo em alguns segundos.
Para este efeito Matt virou-se para o arrefecimento a água. Mas ainda assim este sistema ocupa espaço. Como tal ele teve de fabricar um sistema personalizado de três camadas feito em cobre para manter tudo fresco.
O produto final pode não parecer tão bonito como a PS5 verdadeira. Ainda assim, tem um aspeto muito interessante e para além disso é pequeno. Entretanto também foram utilizados espaçadores e massa térmica para ajudar a remover o calor dos chips secundários que também aquecem.
Outro desafio foi a fonte de alimentação. A Sony montou-a dentro da consola. No entanto, para conseguir uma consola mais fina ele optou por outra externa. Assim, garante-se que a consola fica mesmo fina.
A caixa que acomoda a fonte de alimentação também serve de casa ao radiador e à bomba do sistema de arrefecimento.
Entretanto criou-se uma tampa personalizada e mais tarde poliu-se. Depois o sistema foi ligado e mediu-se se ficava tão fresquinha como uma PS5 original. No entanto, depois o desastre aconteceu porque ele tinha bloqueado sem querer a entrada do radiador! No entanto, ele tinha outra PS5 e utilizou os componentes internos para montar novamente o sistema, colocou sensores térmicos e tudo já correu bem.
O sistema de arrefecimento a água deixa a PS5 ainda mais fresquinha, algo que era esperado. Isto numa espessura mínima.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!