Parece que foi ontem, mas a PlayStation 5 já tem quase 4 anos de mercado, e como tal, está agora a entrar na segunda metade do seu ciclo de vida que deverá durar cerca de 8 anos.
As coisas têm corrido bem para a Sony, mas o paradigma mudou, e como tal, é preciso mudar a forma como as coisas têm vindo a funcionar até aqui.
PlayStation 5 já começou a perder força. E agora?
Portanto, numa altura em que se fala cada vez mais da PlayStation 5 Pro, eis que a Sony veio a público revelar que já foram vendidas cerca de 59.2 milhões de consolas PS5 em todo o mundo. Um número que parece incrível, mas que é na realidade um pouco abaixo das expetativas dos analistas, e até da própria Sony.
Além desta revelação, a Sony também confessa que está pronta para uma queda nas vendas, o que é obviamente natural quando uma consola completa a primeira metade do seu ciclo de vida.
Ainda assim, apesar de números aquém, a Sony está a vender 5 consolas PS5, enquanto a Microsoft vende apenas uma consola Xbox Series S ou Series X. É um domínio avassalador no lado das consolas “caseiras”.
O mercado mudou!
A Sony comentou ainda que o mercado tem vindo a mudar de forma muito significativa nos últimos anos. A geração PS5 é muito diferente da geração PS3 ou PS4. Uma afirmação que é seguida de uma explicação muito complexa acerca do modelo de venda de software vs venda de hardware.
Mas, temos de ser muito sinceros, a PlayStation 5 não está a ter o mesmo número, ou até qualidade, de lançamento de jogos. De vez em quando aparece um jogo ou outro que levanta os ânimos, mas passadas algumas semanas volta tudo ao mesmo.
A Sony precisa, como de pão para a boca, de começar a desenvolver mais jogos, com mais qualidade! Aqui vale a pena salientar que estão calendarizados 0 exclusivos de referência para 2024. Como é que se vendem consolas sem jogos?
Entretanto, é também preciso salientar que a Sony se está a preparar para lançar a PS5 Pro, porém, ainda não temos a certeza se isso vai acontecer ainda em 2024, ou em 2025, altura em que a empresa vai ter mais jogos para oferecer, e claro, vamos ter a chegada de GTA 6.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!