Caso não saiba, a parceria da Sony com a AMD não é recente, não começou agora com a PlayStation 5! Já tem alguns anos, e na verdade, a Sony nem sequer está sozinha nesta relação de ‘amizade’, visto que a Microsoft também vê na responsável pelos processadores Ryzen e placas gráficas Radeon, uma aliada poderosa para o mundo das consolas.
Afinal de contas, as duas últimas gerações de consolas, da Sony e Microsoft, são completamente baseadas em hardware AMD, que por sua vez, são puras adaptações daquilo que já existia no mundo dos computadores. Sabe que placa gráfica dá vida à PS4?
PlayStation 4 é equivalente a que placa gráfica da AMD?
Portanto, a gigante Japonesa trabalhou de forma muito próxima com a responsável pelas placas gráficas Radeon, de forma a produzir uma versão personalizada da Radeon 7970M, um GPU mobile, para a versão original da consola PlayStation 4.
Algo curioso, visto que a Radeon 7970M já era uma versão personalizada (leia-se ‘limitada’) da Radeon HD 7970 que andava a fazer das suas no mundo dos PCs Desktop.
O que muda?
Como deve imaginar, uma consola, apesar de parecida no seu modo de funcionamento, não é exatamente igual a um computador. Ao fim ao cabo, temos menos espaço para componentes, para refrigeração, e claro, é preciso ter atenção ao consumo de energia. Uma consola tem de ser simples, leve, ‘poupada’, e claro, barata.
Sendo exatamente por isso que enquanto a Radeon HD 7970 para computadores desktop oferecia 3.79 GFLOPS, a versão ‘M’ ficava pelos 2.17 GFLOPS, e claro, a versão PS4 desceu ainda mais para os 1.79 GFLOPs.
Ou seja, na verdade, a PS4 é equivalente à HD 7850, que na altura custava qualquer coisa como 250€. Isto apesar de ser baseada no mesmo exato design que dava vida à HD 7970.
Curiosamente, olhar agora para GFLOPS é quase assustador, quando as consolas de nova geração, mais concretamente a PS5, já chega muito perto dos 10 TFLOPS.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Fazia ideia? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!