Atenção Play Store: versão falsa da Netflix ataca os utilizadores!

Hoje em dia os criminosos andam sempre à procura de novas formas de enganar os utilizadores. Quando se consegue introduzir uma ameaça na Play Store tudo se torna ainda mais perigoso, ainda para mais quando Netflix ao barulho. É que a loja da Google tem muitas barreiras contra estes perigos. No entanto, ainda há quem os consiga contornar.  Disfarçada de serviço da Netflix, a “FlixOnline” promete acesso ilimitado ao conteúdo da famosa plataforma streaming. Com o download feito, o malware espalha-se através do Whatsapp entre os grupos e contactos da vítima, para onde são enviados links maliciosos. Apesar de terem conseguido travar esta campanha, é provável que a família de malware esteja para ficar.

Atenção Play Store: versão falsa da Netflix ataca os utilizadores!

De facto isto é uma ameaça muito perigosa. Dito isto, consegue espalhar malware através de links falsos e espalhar mensagens falsas ou danosas entre os contactos e grupos de Whatsapp da vítima.

Mas como se isto não bastasse, o malware foi criado como wormable, o que significa que se pode espalhar de dispositivo Android para dispositivo Android assim que o utilizador clica no link enviado e faz download da suposta aplicação.

Play Store Netflix

A Check Point Software revela que o malware se escondia numa aplicação da Google Play chamada FlixOnline. A app chega como um serviço que permitiria os utilizadores assistir a conteúdo da Netflix de vários países. Na verdade, é uma plataforma criada para monitorizar as notificações de Whatsapp dos utilizadores, enviando respostas automáticas a mensagens recebidas.

A forma de funcionar era muito simples. A vítima instalava o malware através da Play Store. Depois o malware via as mensagens e respondia às solicitações com uma resposta pré-elaborada.

Ou seja o WhatsApp passava a enviar mensagens para os seus contactos a dizer “obtenha dois meses de Netflix premium”.

Este fabricante de soluções de segurança mostrou-se preocupado pelo facto desta app ter consigo entrar na Play Store.

Hoje em dia todo o cuidado é pouco. Assim, temos de olhar sempre muito bem para o que instalamos. Também é boa ideia vermos sempre os comentários.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também