A Google tem investido cada vez mais em segurança e de facto, justifica-se. Hoje em dia, são raros os utilizadores que não têm um smartphone e isto torna a questão da proteção, mais importante do que nunca. Já imaginaram o que seria, se alguém conseguisse através de uma aplicação, passar a controlar todos os smartphones do mundo? Seria assim uma espécie de Terminator mas em versão mobile. O assunto da segurança é muito sério e é por esse motivo que tem sido implementados cada vez mais sistemas de proteção. É que a Play Store está a ser atacada e alguém tem de colocar um travão a esta ameaça.
Play Store está a ser atacada pelo Joker! Quem o vai parar?
É que o malware da atualidade tenta contornar todos os sistemas existentes. Quer falemos de antivÃrus, quer falemos das lojas de aplicações. É exatamente esse o caso de uma das ameaças mais perigosas. Chama-se Joker e ataca diretamente as aplicações Android que estão na Play Store.
O Joker que em alguns casos também é conhecido com Bread, está sempre a tentar contornar as proteções da Play Store e como tal é preciso fazer alguma assim. Assim para além das medidas que estão a ser implementadas, a Google decidiu explicar publicamente como funciona esta ameaça que não deixa os utilizadores descansados.
De facto, esta ameaça já está a assombrar milhares de pessoas e só em Setembro do ano passado, levou à eliminação de 20 aplicações que poderiam por em risco os utilizadores. De uma forma geral, este malware está presente em aplicações maliciosas que têm como principal objetivo fazer com que o utilizador se registe em serviços premium.
Como é que o Joker consegue chegar aos utilizadores?
A fórmula até é relativamente simples. Primeiro, lançam na Play Store, uma aplicação segura e sem qualquer problema. Assim esta app começa a ser instalada por centenas de utilizadores. Quando a base de instalação já é suficientemente grande, é lançada uma segunda versão em que o malware passa a estar incluÃdo. A partir desse momento, quem achava que tinha uma app muito simpática e útil no smartphone, passa a subscrever serviços premium. Tudo isto sem autorização e à revelia da pessoa que tem a app no telemóvel.
O Joker não é propriamente novo. Assim, ele já tinha sido identificado há alguns anos num esquema que envolvia mensagens SMS Premium. No entanto, agora tem-se vindo a espalhar com muita força. Não fosse as medidas de proteção da Google e o problema poderia ser muito pior. Até aqui já foram eliminadas mais de 1700 aplicações da Play Store, só por causa disto.
Entretanto, uma boa notÃcia é que muitas das apps que representavam uma ameaça, foram eliminadas, mesmo antes de causarem qualquer dano ou serem descarregadas.
Ainda assim não há impossÃveis e é por esse motivo que a Google chama à atenção dos utilizadores que o Joker é uma ameaça ativa, que envolve ao longo do tempo e como tal é necessária a máxima atenção por parte dos utilizadores.
De facto é preciso muito cuidado com aquilo que instalamos. É que uma simples e inocente app, pode revelar-se uma verdadeira dor de cabeça para quem tem um smartphone.
Entretanto e já que falamos da Play Store, veja a novidade escondida que está nesta aplicação. Clique aqui.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!