Play Store dá mais um grande passo para ficar segura!

As grandes empresas tecnológicas não são propriamente conhecidas por protegerem a privacidade dos utilizadores. Mas muitos programadores fazem ainda pior no que diz respeito aos dados que recolhem dos utilizadores. É por esse motivo que a Apple e a Google estão pelo menos a exigir algum nível de transparência dos devs. A Apple começou primeiro, mas a Google está agora a apostar na sua própria secção de Segurança de Dados e está pronta para começar a chegar à Play Store. É caso para dizer que a Play Store deu mais um grande passo para ficar segura.

Play Store dá mais um grande passo para ficar segura!

A nova secção de Segurança de Dados da Google, apresentada de forma quase completa em outubro, tem uma abordagem mais holística da privacidade em comparação com a Apple. É por este motivo que exige mesmo que os programadores expliquem que dados estão a recolher. A Play Store também pede aos programadores que divulguem como os dados serão utilizados, caso sejam partilhados com terceiros. Também como são armazenados e quais as práticas de segurança em vigor. Da mesma forma procuram perceber se os programadores estão realmente a ter cuidado com a segurança.

É claro que para que tudo isto corra bem os programadores têm de ser honestos e transparentes. No entanto é um passo importante na direção certa e dá aos utilizadores algo para responsabilizar os programadores.

A secção de Segurança de Dados estava inicialmente prevista para fevereiro, mas ocorreram alguns atrasos. Assim só chegou agora. Espera-se que o lançamento propriamente dito ocorra dentro de algumas semanas. Pelo menos a chegada a todos. Assim ainda temos de esperar um pouco.

Seja como for é bom vermos as grandes lojas de aplicações cada vez mais preocupadas com a privacidade dos utilizadores. Nos tempos que correm os dados são cada vez mais valiosos.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também