Play Store: apps para crianças banidas por violações! Remova já

A Google removeu três apps para crianças muito populares da Play Store depois de terem sido apontadas algumas violações. Estas recolhas de dados foram descobertas pelo International Digital Accountability Council (IDAC). As três apps em questão são o Princess Salon, Number Coloring e Cats & Cosplay. Juntas estas apps atingiram os 20 milhões de downloads. O IDAC assinala que estas apps não violaram regras no que diz respeito ao código. No entanto, há problemas nas frameworks que dão vida a estas apps. De facto, estas aplicações utilizam kits de desenvolvimento da Unity, Umeng e Appodeal. É aqui que reside esta questão.

Play Store: apps para crianças banidas por violações!

Play Store apps crianças

Entretanto os problemas estão nas práticas de recolha de dados feitas por estes kits de desenvolvimento. Assim no caso específico de uma delas, recolhia mais informações sobre o dispositivo do que deveria.

De resto não se sabe muito mais acerca das violações de dados reportadas.

A Google está a ter mão pesada com as aplicações que podem prejudicar os utilizadores.

A presença de uma app maliciosa num smartphone é algo realmente perigoso. Assim pode roubar os nossos dados, dinheiro e ainda por cima colocar em causa toda a nossa segurança. Ora foram descobertas novas aplicações perigosas na Play Store, o que leva a um novo alerta. É que ninguém quer apps a acederem às nossas informações. Para além disso, 19 delas ainda estão presentes na Play Store!

Google Play Store Fortnite, Play Store apaga, Google Play Store anda,Novidade na Play Store,Google Play Store!,Google Play Store mata, Ameaça na Google Play Store, app na Play Store, Perigo Google Play Store

Entretanto as 21 novas ameaças foram descobertas pela emrpesa de segurança Avast. A maioria estão relacionadas com o mundo dos jogos e levam as pessoas a descarregarem com promessas de grandes experiências. Mas não só ao nível de jogabilidade como virtuais. No entanto, enchem o smartphone com publicidade intrusiva, gastam-lhe dinheiro e deitam a mão aos seus dados. Inicialmente como todas, fazem-se passar por aplicações seguras.

Pode ler mais sobre isto aqui.

Fonte 1 | 2

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também