A AMD já confirmou que vai apostar num refresh aos atuais Ryzen 5000, o mais tardar no inÃcio do próximo ano, ao pegar na arquitetura Zen 3, juntar a nova V-Cache, e voilá, temos os novos Ryzen 6000 baseados na arquitetura Zen 3+.
Parece algo super simples, mas é muito provável que seja suficiente para apanhar a Intel de surpresa! Visto que o acréscimo do novo sistema de cache, tem a potencialidade para resultar num aumento de performance à volta dos 15%.
No entanto, como deve imaginar, a AMD não está a dormir enquanto a Intel traz já suporte aos standards mais recentes da indústria. Apenas acha que ainda não é a altura para fazer um “all-in” nestes.
Plataforma AMD AM5 vai suportar RAM DDR5, e claro, PCIe 5.0
Portanto, enquanto a Intel prepara os seus novos Core 12000 Alder Lake-S, que por sua vez trazem suporte a tecnologias realmente inovadoras, a AMD parece querer fazer um passo mais curto, e possivelmente mais inteligente, ao lançar os novos Ryzen 6000 no inÃcio do próximo ano. Uma gama de processadores com suporte total ao atual ecossistema de motherboards e coolers.
Entretanto, os Ryzen 7000, já baseados na arquitetura Zen 4, que necessita de novas motherboards, devem dar um ar de sua graça, mais no fim de 2022, provavelmente Outubro ou Novembro. Altura em que os standards DDR5 e PCIe 5.0 já vão estar mais estabelecidos, e claro, mais baratos.
Será a jogada correta? Talvez sim, talvez não, aqui, temos de esperar e ver o que vai acontecer.Â
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!