Como deve saber, andamos à espera das novas placas gráficas da Intel desde Janeiro, para o mundo dos PCs Desktop. No entanto, enquanto estas não chegam, podemos ver o que vale a arquitetura no mundo dos portáteis, onde já podemos encontrar vários modelos Arc Alchemist.
Pois bem, ao que tudo indica, existem algumas discrepância entre os valores dos testes sintéticos (Benchmarks), e a performance real em vários jogos populares do mercado. Vamos por partes?
Placas Intel são boas nos benchmarks, mas horríveis em jogo?
Portanto, enquanto esperamos pelas placas gráficas Intel Arc Alchemist para PCs Desktop, as versões mobile já andam a fazer das suas no mundo dos portáteis. O que nos abre as portas para vários testes interessantes, como é exemplo o que tem sido feito à Intel Arc A730M, que em testes sintéticos chega aos níveis da RTX 3070 Mobile da NVIDIA, mas em jogo, fica bastante abaixo daquilo que a placa mobile da rival é capaz de oferecer.
Afinal de contas, apesar de conseguir 10,138 pontos no 3DMark TimeSpy (Link), em vários jogos chave como F1 2020, Metro Exodus, AC Odyssey, etc… O seu nível de performance fica abaixo do esperado, com a A730M a ficar nos 123 FPS em FHD e 55FPS em 1440p no jogo Metro Exodus, e 38 FPS em 1080 em AC: Odyssey.
Que nível de performance é este na realidade?
Bem, a A730M da Intel, em jogo, é um pouco mais rápida que a RTX 3050, mas mais lenta que a RTX 3060 (versões desktop). Ficando ao nível da versão mobile da RTX 3060.
De quem é a culpa?
Muito provavelmente das drivers, que precisam de muito trabalho, e tempo de desenvolvimento. Sendo esta, muito provavelmente, uma das razões pela qual ainda não tivemos o lançamento global das placas Intel.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Acha que a Intel vai ter dificuldades no lançamento das placas desktop, por ter drivers fracas? Faz sentido lançar placas com software ‘mau’, quando a AMD e NVIDIA já estão prontas, ou pelo menos quase prontas, a lançar as suas novas gerações de produtos?