Como deve saber, temos toda uma nova gama de placas gráficas a caminho do mercado. Porém, apesar de ser esperada uma melhoria na eficiência energética, a realidade é que esta melhoria é sempre utilizada para melhorar a performance e não para baixar consumos energéticos. Isto é especialmente verdade nas gamas mais altas.
É por isso que a Corsair se anda a preparar para uma nova realidade com as suas fontes de alimentação.
Placas Gráficas vão ter muita fome por energia!
Portanto, a Corsair parece estar pronta para o que aí vem, e em forma de aviso, já começou a renovar a sua gama de placas gráficas. Algo que faz algum sentido, visto que como é óbvio, a Corsair tem acesso a informações previligiadas.
Aliás, num anúncio recente, a Corsair afirmou que a sua “gama de fontes de alimentação suportará totalmente a muito aguardada próxima geração de placas gráficas”. Não que esperássemos que dissessem o contrário, mas nas entrelinhas podemos inferir que a norma de conetor de alimentação de GPU 12v-2×6 vai manter-se durante pelo menos mais um ciclo.
Mais importante que isso, a Corsair prevê que os sistemas equipados com GPUs da próxima geração necessitarão de consumos de energia totais entre 750W e uns quase absurdos 1500W. Para colocar isto em perspetiva, a RTX 4090 – uma das GPUs que mais consome energia atualmente disponível – tem um TDP de 450W.
Bem… Está pronto? Ou vai ter de mudar de fonte de alimentação?
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!