Estamos completamente fartos de falar da situação caótica no mercado de placas gráficas, com os modelos mais recentes e poderosos a chegarem às prateleiras a preços completamente proibitivos, muitas vezes a custarem 2 vezes ou 3 vezes mais do que aquilo que as fabricantes tinham originalmente anunciado.
Algo que está obviamente relacionado com a loucura do mining! Afinal de contas, caso não saiba, entre Janeiro e Março, mais de 700 mil placas foram parar às mãos dos miners… E claro, esta nem foi a altura ‘alta’ do mining em 2021.
No entanto, com o recente crash do mundo das criptomoedas, e várias tentativas de controlo da situação por parte da NVIDIA, parece que começam a existir mais placas nas plataformas de revenda como o OLX, Marketplace ou eBay. Mas mais importante que isto, os preços também estão a baixar!
Placas Gráficas usadas? Estão a ficar mais baratas!
Portanto, segundo uma nova thread no reddit, onde temos um estudo de mercado tendo como base o que se passa no eBay, bem como a performance das placas no mining, os preços estão mesmo (finalmente!) a baixar. São boas notícias!
Afinal, o preço por MH/s desceu dos 26$ para os 20$, isto apenas no último mês. Curiosamente, a grande maioria das quedas de preço vieram de placas gráficas mais poderosas, e por isso, mais caras. Estamos a falar das RTX 3090, 3080 e 3070.
Isto faz sentido? O mundo do mining ainda é muito lucrativo!
Sim, faz algum sentido. O Ethereum está cada vez mais perto da sua versão 2.0, o que vai matar o mining via placas gráficas. Além disso, tanto a NVIDIA como a AMD estão a fazer um esforço para meter mais stock nas prateleiras! Um esforço lento, mas que parece cada vez mais notório.
Por isso, devido às quedas aparentes de preço, e alguma volatilidade no mercado das criptomoedas, temos vários miners a optar por começar a vender algum do seu portfólio. Uma tendência que muito provavelmente chegou para ficar.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!