Como noticiámos ontem, a procura por produtos tecnológicos continua forte, mas não tem nada a ver com o que vimos em 2020 e início de 2021. Por isso, inevitavelmente, as coisas vão começar a normalizar, o que por sua vez significa que os preços vão também começar a baixar.
Vai ser um processo lento, e que provavelmente irá ter algumas ondas, mas vamos lá chegar. Um bom exemplo é o mundo das placas gráficas, que continua a lidar com alguma escassez de componentes essenciais, como é o caso dos chips de memória GDDR6. Mas já temos boas notícias! Os preços não vão aumentar nos próximos tempos, e no fim do ano, muito provavelmente a partir de Outubro, as placas vão mesmo começar a descer significativamente de preço.
Placas gráficas: Queda de preços só no último trimestre do ano
Portanto, com o lançamento de uma nova geração de placas gráficas na segunda metade de 2020, lançamento de consolas de nova geração pouco tempo depois, e uma nova loucura no mundo das criptomoedas. As placas gráficas começaram a ser cada vez mais raras, e cada vez mais caras. Um fenómeno que está finalmente a chegar ao fim, com vários especialistas a apontar para o fim do ano como a altura em que as placas gráficas vão cair mesmo a sério.
Porquê? É muito simples! A procura por memória ainda está “decente”, mas ao longo do tempo, os preços deste, e de outros componentes, vai começar a cair de forma gradual.
Ou seja, por enquanto, apesar do crash do mundo das moedas virtuais, e implementação de nova regulamentação em vários países relativamente ao mining, os preços do hardware pararam de cair. Chegando a um ponto de estabilidade um bocado estranho. Mas a tendência de queda vai voltar, ao mesmo tempo que os componentes chave também vão baixando de preço, devido à queda na procura.
O que tem a memória GDDR6 a ver com isto? Bem, é um dos componentes mais importantes nas consolas de nova geração e placas gráficas. Sendo também um fator muito limitador na produção, ao mesmo tempo que é uma das partes mais caras. Por isso, com o chegar da tendência de queda nesta indústria, temos logo um excelente sinal que tudo irá voltar ao normal dentro de alguns meses.
O que pensa sobre tudo isto? Está à espera da ‘queda’? Há quanto tempo? Partilhe connosco a sua opinião.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!