Desde o lançamento das RTX 30 da NVIDIA e RX 6000 da AMD, que meter as mãos numa placa gráfica de nova geração tem sido uma missão impossível, ou pelos menos extremamente cara. No entanto, depois de quase um ano de sofrimento, parece que as coisas estão finalmente a normalizar!
Isto significa que se por acaso está a pensar comprar PC, ou a fazer upgrade à sua placa gráfica, talvez seja boa ideia esperar mais um pouco.
Placas Gráficas: Não compre nada agora! O mercado vai mudar!
Portanto, parece que as coisas estão finalmente a mudar, curiosamente, algum tempo antes daquilo que muitos especialistas esperavam. Afinal de contas, depois de mais de 1 ano de volatilidade, e preços estupidamente altos, tudo indica que o mundo das placas gráficas vai ter agora um crash! Porquê? Bem, na Alemanha, os preços estão neste momento em queda, aliás, nunca estiveram tão baixos em 2021.
Além disso, o mercado que mais compra placas gráficas (China), está agora a fazer um gigantesco e agressivo dump no mercado de usados, o que por sua vez também faz com que a procura por material novo baixasse significativamente.
Como se tudo isto não fosse suficiente, tanto a AMD como a NVIDIA aumentaram a produção, isto já para não falar da luta da NVIDIA contra o mining, que resultou numa outra baixa na procura por placas gráficas de nova geração. (Porque todas as novas versões estão limitadas no hashrate).
Em suma, os stocks vão aumentar, os preços vão baixar, e até vai ser possível encontrar algumas boas oportunidades no mundo dos usados. Vai ser a loucura! (Saiba mais aqui)
Isto também significa que estamos na pior altura possível para comprar uma placa gráfica. Seja ela nova, ou usada, porque os preços continuam muito inflacionados.
Para ter a noção das quedas até aqui, na Alemanha, os preços já caíram 50% relativamente ao pico de Maio, e nos Estados Unidos, também já se começa a verificar uma tendência de descida. É uma questão de esperar!
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!