Como já dissemos há alguns dias atrás, é muito provável que o mundo das placas gráficas volte a encarecer, depois de algumas semanas/meses de queda nos preços.
Na altura dissemos que a causa estava na valorização de algumas criptomoedas, como é o exemplo do Ethereum, o que claro, aumentou a procura. Mas a coisa é um bocadinho mais complexa. É que nesta altura do campeonato, em vez de verificar-mos uma melhoria nas linhas de produção, as gigantes das placas gráficas estão com ainda mais dificuldades, o que resultou numa queda de stock de vários modelos, especialmente nas gamas baixas e médias.
Placas Gráficas: Menos stock, e por isso, preços mais altos
Portanto, segundo o MyDrivers, na China, as placas gráficas já aumentaram significativamente de preço! Estamos a falar de 12€ nas placas gráficas mais populares de gama baixa como a GTX 1050 Ti, ou pasme-se, um aumento de 85€ na RTX 3070 Ti da ASUS.
Pois bem, como dissemos em cima, tudo se deve a vários fenómenos recentes, como a valorização das criptomoedas, como também uma baixa na produção. Especialmente em modelos populares como a RTX 3060, RTX 3060 Ti e RTX 3070. Infelizmente, estamos a falar de uma queda na produção à volta dos 50%.
Curiosamente, parece ser uma tendência que está a afetar mais a NVIDIA que a AMD.
Em suma, são flutuações de preços que já chegaram ao mercado Asiático, e brevemente vão também começar a afetar os preços no continente europeu. Por isso, se estava em pulgas para comprar uma placa gráfica nas campanhas de regresso às aulas, Black Friday ou Natal… A coisa parece estar a ficar negra… Outra vez!
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Desiludido com o mundo da produção de componentes? A coisa não está mesmo nada fácil para quem quer comprar um PC novo, ou apenas quer atualizar a sua máquina de gaming ou de trabalho. Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!