Apesar de todo o poderio da Intel no mundo dos microprocessadores, e potencial para criar produtos realmente interessantes, esperar uma primeira geração de placas gráficas capaz de rivalizar com a NVIDIA e AMD, seria quase sempre um sonho impossível.
Sim, a Intel ‘enterrou’ 3.5 mil milhões de dólares nos últimos 6 anos, e não tem grande coisa para mostrar, mas… A base está feita. Se o investimento continuar, é possível que dentro de 1 ou 2 gerações, existam três grandes fabricantes no mundo das placas gráficas, o que claro está, seria excelente para todos nós.
Pois bem, retirando a parte boa do caminho, está na altura de falar um pouco da parte má! As primeiras placas gráficas da Intel não têm suporte à API DirectX 9, o que faz com que a sua performance em jogos mais antigos seja um pouco… Bem… Vergonhosa. Vamos por partes?
Placas Gráficas Intel não suportam DirectX 9. Por isso, jogos velhos não é com elas
Portanto, se porventura estava a pensar comprar uma Intel Arc A380, a ~100€ para jogar alguns jogos mais antigos com grande performance. O melhor é mesmo tirar o cavalinho da chuva.
As arquiteturas Xe-LP e Xe-HPG da Intel, que claro está, dão vida aos GPUs Iris dos processadores Intel Core, e placas gráficas Intel Arc, não têm suporte nativo à API DirectX 9. Para meter tudo a funcionar, as placas gráficas Intel precisam de utilizar algoritmos de tradução como o Microsoft D3D9On12, que como deve perceber pelo nome, tenta converter a velha API para a mais recente.
Este tipo de tradução, ou conversão, traz quase sempre vários tipos de problemas, o que claro está, também resulta em fraca performance. Curiosamente, a Intel não parece ter grande vontade em adicionar suporte à tecnologia. Apontando para a Microsoft, ou para os developers dos jogos, como responsáveis pelo problema.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Continua interessado naquilo que a Intel tem para oferecer, ou já não tem grande esperança? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!