Placas Gráficas estão a mudar. Menos cabos = Melhor?

Há alguns dias atrás, vimos um ‘combo’ motherboard + placa gráfica da ASUS, que ligava vários dos cabos mais chatos de arrumar, nomeadamente os cabos PCIe de alimentação para a placa gráfica, na traseira da placa mãe.

É uma solução interessante, mas que implica mudar muita coisa, visto que temos de ter uma placa gráfica especial capaz de receber toda a energia a partir da entrada PCIe, e claro, uma motherboard com conectores traseiros. Pois bem, é aqui que entra a Inno3D, com uma alternativa muito mais simples, que pode ser utilizada em várias máquinas atuais.

Placas Gráficas estão a mudar. Menos cabos = Melhor?

Portanto, a Inno3D tem agora placas gráficas, nomeadamente modelos especiais da RTX 4070 e da RTX 4060 Ti, onde os conectores de alimentação estão escondidos na traseira da placa gráfica (no backplate). Isto significa que é mais fácil arrumar os cabos, e assim, tornar toda a build um pouco menos complexa, e provavelmente esteticamente mais apelativa.

O design é bastante interessante, e inteligente, porque é possível levantar parte da backplate, para mostrar os conectores. Posteriormente, pode voltar a meter a backplate no sítio, ficando tudo bem arrumado, especialmente porque os cabos ficam direcionados para a caixa, e não para o lado. Estas placas gráficas aceitam tanto o novo contector 12VHPWR, como também dois conectores de 8 pinos PCIe.

O melhor no meio disto tudo, é que estas placas gráficas têm preços muito similares aos modelos normais. Ou seja, é uma nova opção estética, e não uma novidade que tem de ser paga com mais euros.

Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Interessante? Inútil? Futuro? Parvoíce? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também