Placas Gráficas continuam a baixar de preço

Como estamos fartos de dizer, os preços estão mesmo a baixar, especialmente agora que nos aproximamos do verão e já temos algumas novas alternativas de gama média, que acabaram por tocar nos preços dos produtos de gama média das gerações passadas. Porém, mesmo com novas baixas, e mais alternativas nas prateleiras, o mundo das placas gráficas continua a sofrer com baixa procura.

Muito honestamente, o problema já não está no lado dos consumidores, mas sim no lado da NVIDIA e AMD. A oferta é francamente má, especialmente na nova geração, que além de cara, não trouxe nada de novo para cima da mesa.

Muito resumidamente, as placas gráficas da geração passada voltaram a baixar 10%. Mas ainda não chega. Os consumidores continuam a rir dos preços que as lojas pedem.

Placas Gráficas continuam a baixar de preço. Mas não se vendem

A NVIDIA e AMD parecem ter mudado a sua estratégia no final de 2022 e primeira metade de 2023. As novas gerações, dentro da mesma gama de preço, já não prometem uma melhoria significativa da performance. Mas talvez pior que isso, é mesmo o facto de ser notório aos olhos dos consumidores que essa é a nova estratégia de ambas as fabricantes. Parece que tudo aquilo que está a ser lançado chega ao mercado limitado propositadamente, numa busca incessante a maiores taxas de lucro, e maior retorno para os acionistas.

Sim, a pandemia mudou vários mercados, especialmente o da tecnologia. Mas, pelo menos no lado dos computadores, os consumidores não estão a ir na conversa. Ainda bem! Temos de “votar” com a nossa carteira. Se um aumento de 10% na performance não serve? Não compra! 8GB de memória VRAM é pouco? Não compre! As placas da geração passada estão caras? É simples… Não compre!

O mercado depende sempre da oferta, mas também da procura. Ou seja, depende muito de si, e da sua vontade de gastar dinheiro.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também