Placas Gráficas: Conector de nova geração vai ser substituído

Ainda se lembra de tudo o que foi dito acerca do conector 12VHPWR, que deveria ser a grande solução para o mundo das placas gráficas? Seria “o cabo” responsável por toda a alimentação, com o mercado a dizer adeus aos velhos cabos PCIe de 8 pinos.

Pois… Ao que tudo indica, o conector chegou demasiado cedo ao mercado, criou vários problemas, onde podemos incluir incêndios e placas derretidas, e por isso, vai ter de ser já substituído por uma outra versão mais capaz, e mais segura.

Placas Gráficas: Conector de nova geração vai ser substituído

Portanto, segundo Igor’s Lab, o famoso conector tem os dias contados, com a PCI-SIG a trabalhar numa nova versão. Ou seja, de forma muito resumida, o conector 12VHPWR vai ser substituído pelo 12V-2×6, que por sua vez deverá fazer parte da especificação ATX 3.1 e PCI-E 6.0.

Curiosamente, como deve imaginar, à primeira vista, as diferenças são próximas de zero. Mas, existem algumas modificações internas, e até algumas externas, que passam despercebidas. Porque servem essencialmente para garantir que o cabo está bem montado, e fica bem fixo. A ideia é garantir que o cabo está a 100%, antes de a fonte de alimentação começar a enviar grandes quantidades de energia para a placa.

Dito tudo isto, o novo conector vai ser retrocompatível com o antigo. Por isso, é muito provável que o afamado 12VHPWR caia muito rapidamente no esquecimento.

Entretanto, internamente, o novo conector vai ter à sua disposição novos modos de energia além dos já existentes 450W e 600W, o que deverá ajudar na implementação do mesmo em mais placas gráficas. Quando é que chega ao mercado? Ainda não sabemos, mas é provável que comece a aparecer em revisões das atuais RTX 40, em 2024.

Em suma, o cabo nem 1 ano durou, sendo um gigantesco e perigoso fail. Prova de quem nem tudo chega bem feito, ou bem pensado, no mundo da tecnologia moderno.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também