Sim, as placas gráficas, além de cada vez mais caras, estão cada vez maiores e mais pesadas. Algo curioso, porque à medida que os chips vão ficando mais pequenos, a eterna perseguição à performance acaba por resultar em soluções de refrigeração mais complexas, maiores, e mais pesadas, tudo isto de forma a ser possÃvel levar os GHz a um nÃvel completamente novo.
Placas Gráficas com 58kg!? Um exagero para marketing!
Portanto, a seguir esta ideia, a Gigabyte decidiu lançar motherboards reforçadas com ranhuras PCIe “Ultra Durable Armour”, que segundo a própria, são capazes de aguentar placas gráficas até 58 kg. Uma ideia estranha, mas que faz pouco sentido. Porque, com um peso destes, antes de a motherboard partir, já o PCB da placa se tinha dobrado ao meio.
Ou seja, é um design apontado para um futuro estranho, e que provavelmente nunca será uma realidade. Ainda assim, se quer uma motherboard resistente, estes modelos têm de estar debaixo do seu olhar.
Ainda assim, apesar de ser obviamente esperado que uma placa gráfica nunca chegue a estes casos extremos, é inegável que estão a ficar pesadas e demasiado grandes para algumas caixas, especialmente nos modelos mais poderosos. As fabricantes têm de se focar mais na eficiência, e menos na performance pura e dura. Uma placa gráfica não se pode dobrar, cair, etc… Por causa do seu próprio peso.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!