Como deve saber, o mundo das placas gráficas está num estado lastimável, devido à tão afamada crise de produção, e claro, procura muito acima do normal nos últimos anos. Dificuldades que trazem algum potencial à mistura!
Não é por acaso que a Intel vai avançar agora com uma nova gama de placas, e claro, também não é por acaso que temos outras empresas emergentes a tentar fazer exatamente o mesmo. Em suma, o ano de 2022 vai ser muito interessante para o mundo das placas gráficas.
Placas Gráficas Chinesas? 2022 vai ser muito interessante!
Portanto, segundo o DigiTimes, temos várias fabricantes Chinesas de placas gráficas, a planear entrar no mercado com GPUs baseados em processos de 5nm e 7nm. O que é estranho, visto que a TSMC domina este mundo, e tem a sua quota de produção já bastante bem explorada pelas gigantes dos microprocessadores.
As empresas em questão são a Innosilicon, Changsha Jingjia Microelectronics e Biren Technology, que são obviamente perfeitas desconhecidas, mas querem ter algum impacto no mercado de GPUs global.
Aliás, caso não saiba, a Innosilicon já tem uma placa gráfica na forma da Fantasy One, capaz de oferecer uma performance muito similar à da GeForce RTX 2070 da NVIDIA. Ou seja, uma placa gráfica, que ao preço certo, pode significar uma dor de cabeça para a nova gama média da Intel. As restantes empresas parecem estar um pouco mais atrasadas no campo da performance. Mas todas eles têm uma grande vontade de evoluir, e pelos vistos, dinheiro para investir não é problema. Visto que entrar na carteira de clientes da TSMC, especialmente agora, é tudo menos barato.
Será que vamos ver uma revolução no mundo das placas gráficas? Vai deixar de ser um duopólio entre a AMD e a NVIDIA, com a entrada da gigante Intel, e claro, de todas estas empresas mais pequenas, mas cheias de vontade de vencer?
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? É este o futuro do mundo das placas gráficas? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!