Placas Gráficas AMD em 2024: RDNA 3.5! Onde está o 4?

A AMD aproveitou o dia de ontem para falar dos seus planos para o futuro a curto-médio prazo, onde claro está, teve de falar daquilo que se segue para o mundo dos processadores, e claro, do mítico mundo das placas gráficas, que hoje em dia tanta confusão mete aos consumidores.

De forma muito resumida, a gigante Norte-Americana confirmou a arquitetura Zen 5 para 2024, bem como o nome da nova gama de processadores (Ryzen 8000). Também falou um pouco sobre aquilo que vem a seguir para o mundo das placas gráficas, nomeadamente a arquitetura RDNA 3.5, o que é inegavelmente muito curioso, e começa a desvendar os planos das gigantes das placas gráficas para 2024.

Placas Gráficas AMD em 2024 têm base na arquitetura RDNA 3.5! Onde está a arquitetura RDNA 4?

radeon, rx 6000

Portanto, numa altura em que começam a chegar vários rumores e ‘leaks’ acerca da nova geração de placas gráficas NVIDIA, eis que a AMD vem falar de uma aposta que não é carne, nem é peixe.

Afinal, quando os primeiros rumores acerca das RTX 50 parecem mencionar uma gama incrível, com um aumento de performance capaz de duplicar aquilo que as atuais RTX 40 são capazes de oferecer… A AMD vem falar de uma simples otimização daquilo que já tem em mãos.

Algo estranho, mas que também pode fazer algum sentido!

De forma muito resumida, a AMD está a planear fazer uma atualização incremental à atual geração RDNA 3 (RX 7000). O que claro está, poderá significar o uso de um processo de produção mais avançado, o que por sua vez significa mais potencial para chegar a maiores frequências, e menores consumos.

Caso não saiba, a atual geração Radeon RX 7000 tem um potencial incrível. Tem é problemas com a temperatura e consumos. Assim, isto pode resolver os defeitos da atual arquitetura da AMD, e de forma simples, pode atirar a AMD para outros níveis de performance.

Mas… Isto também pode ser uma janela para o que aí vem!

Apesar de todos os rumores à volta daquilo que a NVIDIA tem para oferecer, a realidade é que estes rumores e ‘leaks’ nunca são absolutamente verdade. Mesmo que exista uma duplicação da performance, vai acontecer apenas em produtos de gama super alta. Como é o caso da atual RTX 4090, uma placa gráfica de ~2000€.

Começo a ficar desconfiado que esta vai ser a estratégia da AMD, mas também da NVIDIA. Todos os rumores à volta das RTX 50 podem ser exagerados, ou no mínimo, podem estar a chegar muito cedo à internet.

Em suma, a próxima geração vai ser apenas um “refresh”. Antes de mais nada, partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também