Seria de esperar que com a queda da procura, queda nos valores no lado do mining (e subida dos preços da energia), e aligeirar da crise de produção, que as placas gráficas originalmente lançadas em 2020, já estivessem ao seu preço ‘normal’, ou quem sabe, até a preços mais baixos… Mas, ignorando algumas campanhas pontuais, isso ainda não está a acontecer!
Assim, estamos a menos de 6 meses do lançamento de uma nova geração de placas gráficas, mas a atual oferta da NVIDIA (RTX 30) e AMD (RX 6000), continua acima dos preços recomendados de venda ao público.
Placas gráficas ainda não estão aos preços normais!
É incrível, as a crise de produção foi (e continua a ser) tão significativa, e a loucura do mining influenciou tanto os preços, que em Maio de 2022, ainda estamos a pagar preços acima dos recomendados, por placas originalmente lançadas em Setembro~Outubro de 2020.
Sim, a tendência de queda continua a ser uma realidade, todas as semanas conseguimos ver uma pequena queda. No entanto, no grande panorama das coisas, a grande maioria dos modelos continua 5% acima do preço recomendado pelas fabricantes. Como deve imaginar, nesta altura do campeonato, esse preço nem deveria ser a referência, porque estamos a falar de hardware com quase 2 anos, e que dentro de menos de 6 meses, vai ter toda uma nova geração em cima.
Isto fica ainda mais grave, quando em média, nas gamas mais altas, vários modelos ainda estão 22% acima do preço recomendado.
Mas calma… A Intel está prestes a lançar as suas placas, a AMD está prestes a lançar o refresh RX 6×50! Além disto, com as RTX 40 e RX 7000 à porta, é muito provável que os preços continuem a baixar de forma muito significativa, com a ajuda de algumas campanhas, nas próximas semanas.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Ainda vai comprar uma placa gráfica da velha geração, ou vai esperar pelo que vem aí? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!