Placa gráfica topo de gama da Intel ultrapassa a RTX 3070 Ti!

Ontem falámos um pouco do impacto que a Intel poderá ter no mundo das placas gráficas, chegando ao ponto de afirmar que a gigante dos microprocessadores tem o potencial de “salvar” o mercado, ao oferecer uma gama apetitosa, tanto no campo da performance, como também no campo do preço.

Pois bem, hoje tivemos um novo ‘leak’ de performance, relativo ao modelo Intel Arc Alchemist Xe-HPG com 512 EUs, ou seja, a placa gráfica topo de gama da fabricante.

Placa gráfica topo de gama da Intel ultrapassa a RTX 3070 Ti!

intel, arc

Portanto, a Intel já deveria ter apresentado alguma coisa na CES 2022, visto que até fez alguns ‘teases’ antes da feira tecnológica. Contudo, infelizmente, nada aconteceu… Mas calma! O anúncio e posterior lançamento continua marcado para o primeiro trimestre do ano.

Dito tudo isto, hoje tivemos um novo ‘leak’, muito interessante, relativo ao modelo que vai muito provavelmente ser o mais desejado pelos PC Gamers. Estamos a falar da versão com o GPU DG2-512EU, que é obviamente a placa gráfica mais poderosa da gama.

Pois bem, segundo TUM_APISAK, a placa mais poderosa da gama da Intel vai contar com 512 EUs, ou seja, 4096 núcleos de processamento gráfico a 2.1 GHz, e segundo a aplicação de monitorização e teste, 12.8GB de memória GDDR6. (Mas isto deve ser um erro, o total deve ser 16GB).

No campo da performance propriamente dita, a DG2-512EU conseguiu chegar aos 9015.52 Mpix/s, isto enquanto a NVIDIA GeForce RTX 3070 Ti chega aos 8369.51 Mpix/s, no mesmo exato teste. Entretanto, nas operações de virgula flutuante, a Intel volta a apresentar uma pequena vantagem, de mais ou menos 7%.

Em suma, ainda é cedo para dizer que a Intel vai igualar, ou ultrapassar esta oferta da NVIDIA. Mas que são bons sinais… Isso é inegável.

Fonte

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também