Pixel Watch: Tudo o que sabemos acerca do smartwatch da Google! – Em boa verdade, a Google acabou por ficar para trás na corrida ao smartwatch perfeito. E prova disso, é o fato da Apple dominar mais de metade deste mercado, com o seu Apple Watch.
Ainda assim, apesar da Google ter um rico historial de apostas e desistências no seu repertório… Parece que a gigante do software e agora do hardware, parece querer voltar a pegar no seu WearOS, e possivelmente, fazer um refresh com um relógio Pixel!
Como deve saber, os smartphones Pixel, servem no fundo para mostrar todo o potencial do sistema operativo Android. Ou seja, uma maneira de mostrar aquilo que o SO deve oferecer na sua forma mais pura e otimizada.
Por sua vez, um relógio Google Pixel, deverá fazer o mesmo com o sistema operativo WearOS (Anteriormente conhecido como Android Wear)!
Um relógio Google Pixel, pode muito bem revolucionar o mercado de smartwatches WearOS, que nos últimos tempos, apenas tem perdido parceiros. (As grandes fabricantes mobile como a Huawei e Samsung, já desistiram do Sistema Operativo, para apostar no LiteOS e Tizen OS)
Mas primeiro, vamos falar de como tudo começou!
Em 2012, começaram a surgir os primeiros designs e patentes, que sugeriam a produção de um smartwatch por parte da Apple, que iria trabalhar em conjunto com o iPhone. Que muito esperavam chamar-se iWatch, mas que acabou por sair como Apple Watch.
Claro que os rivais da Apple decidiram imediatamente meter às mãos à obra, com a Samsung a lançar o seu Galaxy Gear em 2013, 2 anos antes do lançamento do Apple Watch em 2015.
Similarmente, a LG também lançou o seu LG G Watch, e a Google lançou a primeira versão do Android Wear.
Claro que como deve imaginar, estes aparelhos não primavam pela experiência de utilização… Eram no fundo, terríveis! Os ecrãs em maus, a bateria era terrível e eram lentos como tudo! (A maioria das funcionalidades nem funcionavam)
Mas como é normal, as coisas começaram a melhorar! O Android Wear passou eventualmente para WearOS, e começámos a receber vários aparelhos bem interessantes, e até começámos a ver algumas marcas focadas na moda, a produzir os seus próprios smartwatches. (Como a Fossil)
No entanto, o Apple Watch começou a ganhar imensa popularidade, enquanto os relógios WearOS não vendiam nada de especial
E aqui, temos de voltar a falar da vantagem que a Apple tem, quando tem controlo sob o hardware e software dos seus aparelhos! É que enquanto o Apple Watch tem cada vez mais funcionalidades, mantendo o nível de performance e fluidez… No lado do WearOS, temos montes de relógios, todos com especificações diferentes!
Prova disso, é o número de relógios lançados nos últimos meses, com o SoC Qualcomm Snapdragon Wear 2100 (Lançado em 2016)! Que nem é o chip mais recente da marca! Aliás, um dos únicos relógios no mercado, com o mais recente Wear 3100, é o Fossil Sport, o que acaba por ser estranho. (Review ao Fossil Sport a caminho!)
Além disto, temos relógios com GPS, outros sem GPS… Uns têm NFC, outros não… Uns têm 512MB de RAM, outros têm 768… É uma autêntica confusão, o que acaba por não ajudar na otimização do sistema operativo mobile da Google.
Pixel Watch: Então… E se a Google produzisse o seu próprio relógio!?
Afinal de contas, a Google já tem a sua própria linha de smartphones, que além da super câmera, são super fluidos e rápidos. Muito graças à otimização entre o hardware e software. (Sem bloatware)
E muito curiosamente, a Fossil que já mencionámos em cima, tem discutivelmente, alguns dos melhores designs de relógios WearOS do mercado.. Dito isto, caso não saiba, há alguns meses, a Google decidiu comprar muita da tecnologia de relógios da Fossil!
Atenção! A Google não comprou a Fossil! A Google comprou alguma da tecnologia da empresa, nomeadamente patentes, e assimilou alguns dos seus engenheiros, na sua própria equipa.
E caso não se lembre, no dia 10 de Maio de 2018, o famoso ‘leaker’ Evan Blass, utilizou a sua conta oficial no Twitter, para sugerir o lançamento de um relógio Pixel, no evento de lançamento dos Pixel 3.
https://twitter.com/evleaks/status/994585799235600384
O que infelizmente acabou por não acontecer… Mas prova que a Google está realmente a trabalhar num relógio!
Posteriormente, o ‘dev’ Till Kottmann, descobriu 2 nomes de código de aparelhos Google: ‘salmon’ e ‘medaka’, afirmando que estes deverão ser os tão esperados Google Pixel Watch.
https://twitter.com/deletescape/status/1088702125675368448
Sim, a Google poderá estar a trabalhar em 2 relógios, provavelmente uma versão ‘Sport’ e uma versão mais ‘Premium’. Numa estratégia bem semelhante à que Apple tinha anteriormente, com a sua linha de relógios.
Prova deste trabalho, está também numa patente bem recente, que noticiámos aqui.
Portanto, agora resta esperar que a Google decida lançar a sua linha de relógios Pixel! Provavelmente, no fim do ano, com os novos Pixel 4.
Pixel Watch: Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.