Pixel Watch 3 pode dizer adeus a um componente importante

O Pixel Watch 2 é talvez um dos smartwatches mais elegantes e com mais estilo no espaço Android. Isto deve-se, em parte, aos rebordos curvos e à coroa. No entanto, de acordo com uma nova informação que nos chega do Wareable, a Google pode considerar remover a coroa do Pixel Watch 3 e substituí-la por uma moldura de toque capacitivo, semelhante ao Galaxy Watch 6.

Pixel Watch 3 pode dizer adeus a um componente importante

Este relatório vem de uma patente registada pela Google. Esta mostra uma área sensível ao toque incorporada no ecrã, permitindo assim que os utilizadores realizem várias ações, como alterar o volume, gerir notificações ou alternar entre aplicações. Além disso, a moldura promete controlos por gestos, permitindo ações como tocar ou segurar a moldura tátil.

Além disso, a patente também sugere uma potencial integração entre os controlos por gestos e o Google Home. Por exemplo, um utilizador pode controlar a iluminação doméstica apertando o relógio. Talvez possam ajustar o termostato passando o dedo na superfície do relógio.

Porque é que a Google abandonaria a coroa?

Embora a coroa seja um dos destaques do Pixel Watch, a principal motivação por detrás da possível mudança da Google reside nos desafios colocados por este tipo de hardware em termos de fabrico e impermeabilização. Como resultado, a adição de uma moldura tátil facilita o processo de fabrico. Também irá aumentar a durabilidade e desbloquear novas funcionalidades.

No entanto, a implementação da moldura tátil também pode apresentar desafios devido à questão da deteção e diferenciação de vários gestos tácteis. Este problema é ainda mais evidenciado pelas experiências da Google com gestos em produtos como o Fitbit. A empresa teve de abandonar os botões capacitivos devido a problemas de fiabilidade.

Além disso, é importante notar que, embora esta patente sugira que a Google está a explorar os gestos baseados no toque, não garante que os irá incorporar no Pixel Watch 3. As empresas tecnológicas registam frequentemente patentes como uma medida estratégica para proteger as suas tecnologias e impedir que outras empresas tenham acesso às mesmas.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também