Pixel 9 tem hardware. Mas o foco é o software (IA)!

Os smartphones Pixel sempre tiveram o grande objetivo de oferecer muito, a partir de pouco. Mais concretamente, a Google equipava os seus aparelhos com hardware mais antigo, e por isso mais barato, mas depois era capaz de fazer maravilhas devido ao facto de o seu sistema operativo, e ademais ferramentas, serem feitas a pensar naquele exato hardware.

É um pouco aquilo que a Apple sempre fez com o iPhone, mas de uma forma mais ligada ao conceito de “provar que funciona”, porque a esmagadora maioria dos smartphones Android são vendidos a partir das parceiras que a Google tem dentro do ecossistema, em vez de a partir da gama Pixel.

Isto está a mudar em dois aspetos! Os Pixel 9 trazem hardware muito superior ao que é normal, aproximando-se cada vez mais daquilo que é a “gama alta”. Isto ao mesmo tempo que também trazem uma experiência de software muito diferente daquilo que é normal dentro do ecossistema que a Google domina, graças à implementação muito mais a sério da famosa Inteligência artificial.

Pixel 9 tem hardware. Mas o foco é o software (IA)!

Portanto, se os Pixel 8 do ano passado podem ser considerados como os primeiros smartphones IA do mercado, os Pixel 9 levam a coisa muito mais a sério em 2024.

Esta vai ser a primeira vez que vamos ver uma implementação mais séria do Gemini em dispositivos móveis, e como tal, vamos também começar a ter uma ideia daquilo que a Google é realmente capaz de oferecer neste campo.

Aliás, a aposta é tão grande, que a Google até está a oferecer 1 ano de Google One AI Premium, com a compra de um Pixel 9 Pro ou Pixel 9 Pro XL.

Assim, se durante anos contámos com os assistentes digitais para definir temporizadores, para reproduzir música ou para controlar alguns produtos inteligentes dentro das nossas casas. Agora, com a IA generativa, podemos entrar num mundo completamente novo, onde vamos ter muito mais ajuda, e claro, muita poupança de tempo.

Afinal, o Gemini está a evoluir para fornecer assistência móvel alimentada pela IA que vai permitir oferecer um novo nível de ajuda. Isto ao mesmo tempo que é mais natural, conversacional e intuitivo.

Gemini Live

gemini, Google

Antes de mais nada, o Gemini Live é uma experiência conversacional móvel que lhe permite ter conversas fluidas com o Gemini, o motor IA da Google.

Quer fazer um brainstorming de potenciais empregos adequados às suas competências ou formação? Aceda ao Gemini Live e faça perguntas sobre este tópico! Pode até interromper a resposta para aprofundar um ponto específico ou pausar uma conversa e voltar a ela mais tarde.

É quase como ter um companheiro no bolso, com quem pode falar sobre novas ideias ou praticar uma conversa importante.

pixel 9 tem hardware. mas o foco é o software (ia)!

  • O Gemini Live começa hoje a ser lançado em inglês para subscritores Gemini Advanced nos telefones Android e, nas próximas semanas, será expandido para iOS e em mais idiomas.

Ligue-se a ainda mais aplicações para ajuda no dia a dia

O Gemini pode ajudar em tarefas grandes e pequenas ao integrar-se com todas as aplicações e ferramentas da Google que utiliza hoje em dia. E, ao contrário de outros assistentes, fá-lo sem que o utilizador tenha de alternar entre aplicações e serviços.

Google Gemini documentos, falar com o Gemini no Chrome, falhas do gemini

É por isso que, nas próximas semanas, a Google vai lançar novas extensões incluindo o Keep, Tasks, Utilities, bem como funcionalidades expandidas no YouTube Music.

  • Por exemplo, digamos que está a organizar um jantar: peça ao Gemini para descobrir aquela receita de lasanha que alguém lhe enviou no Gmail há alguns meses atrás, e peça-lhe para adicionar os ingredientes à sua lista de compras no Keep. Para melhorar o “mood”, peça ao Gemini para “fazer uma playlist de músicas que me façam lembrar o final dos anos 90”.

É simples! Sem precisar de muitos detalhes, o Gemini compreende o que pretende e age de acordo com o que lhe foi pedido.

Além disso, com a extensão do Calendário, disponível também em breve, poderá tirar uma fotografia do panfleto que anuncia a feira dos agricultores e perguntar ao Gemini se está livre nesse dia – e até mesmo definir um lembrete para comprar mirtilos quando for à feira.

E com a extensão do Calendário, também disponível em breve, poderá tirar uma fotografia do anúncio de um concerto e perguntar ao Gemini se está livre nesse dia. Pode até definir um lembrete para comprar os bilhetes.

Gemini sobe de nível no Android

Terceira versão beta do Android 15, apagar apps do smartphone Android, escolher um smartphone Android, sete anos de atualizações Android

Com os novos Pixel 9, o Gemini está totalmente integrado na experiência do utilizador Android. Proporcionando capacidades mais conscientes do contexto que só são possíveis neste Sistema Operativo.

Podemos até dizer que o Gemini disponibiliza ajuda exatamente quando o utilizador precisa, independentemente do que estiver a fazer no seu telemóvel Android.

Para isso acontecer, basta pressionar longamente o botão ligar / desligar ou dizer “Ok Google” e o Gemini surge, pronto para ajudar. Pode tocar na sugestão “Perguntar sobre este ecrã” para obter ajuda sobre o que está no seu ecrã ou, se estiver a utilizar o YouTube, pode fazer perguntas sobre o que está a ver.

  • Imagine que se está a preparar para uma viagem ao estrangeiro e acabou de visualizar um vlog de viagens. Toque em “Perguntar sobre este vídeo” e peça uma lista de todos os restaurantes mencionados no vídeo. Além disso, peça para que o Gemini os adicione ao Google Maps.

Reimaginar um assistente útil

Embora a IA desbloqueie novas capacidades poderosas, também apresenta novos desafios.

Rússia Android, arrefecer o telemóvel, quando comprar um smartphone, smartphone ventoinha, acelerar o tablet, Como acelerar o seu tablet sem ter de fazer reposição de fábrica!

Ironicamente, utilizar grandes modelos de linguagem que possam interpretar melhor a linguagem natural e lidar com tarefas complexas significa. Faz com que, muitas vezes, as tarefas simples demoram mais tempo a serem concluídas. Além disso, embora a IA generativa seja suficientemente flexível para completar uma vasta gama de tarefas. Esta pode, por vezes, comportar-se de formas inesperadas ou fornecer informações imprecisas.

Para tentar ajudar a resolver esta e outras questões, a Google incorporou novos modelos como o Gemini 1.5 Flash. Que são mais rápidos e fornecem respostas de maior qualidade. Porém, isto não fica feito só com uma atualização. Por isso, nos próximos meses, a gigante vai continuar concentrada na velocidade e na qualidade.

Em suma, hoje chegámos a um ponto de viragem em que acreditamos que a utilidade de um assistente com tecnologia de IA supera em muito os seus desafios. Algo que pode ser experimentado em primeira mão nos novos Google Pixel 9.

Porém, é apenas o início. Ainda ninguém sabe muito bem o que é a IA num smartphone. Mas, se há fabricante a dar tudo para descobrir, é a Google com os seus Pixel. Resta saber se os consumidores querem dar uma chance a estes aparelhos, ou preferem as “velhas” fabricantes.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também