Pixel 9 Pro XL: 16GB de RAM só para começar!

A loucura da Inteligência Artificial não pede apenas novo e poderoso software. Também requer que as fabricantes mudem um pouco a forma como equipam os seus aparelhos, especialmente no lado da memória RAM.

É exatamente por isso que a Google, Apple, Samsung, MediaTek e Qualcomm andam a trabalhar em NPUs extremamente poderosos para a nova geração de aparelhos, ao mesmo tempo que também é necessário mexer em outras especificações técnicas aparentemente paradas no tempo.

É exatamente por isto que o novos smartphones Pixel 9 de Agosto vão tentar mudar o paradigma, ao empurrar o ecossistema Android para um outro nível em que ter 16GB de memória vai deixar de ser algo especial, para ser apenas algo completamente normal.

Pixel 9 Pro XL: 16GB de RAM só para começar!

Portanto, 16GB de memória RAM pode parecer um exagero para um “simples” smartphone, visto que esta é ainda a quantidade mínima padrão de um qualquer portátil moderno (à exceção dos MacBook da Apple…). Mas, a realidade é que o smartphone é hoje em dia uma máquina computacional mais importante que o nosso computador portátil, e ao ser também o aparelho predileto da Inteligência Artificial, vai ter de dar o salto o quanto antes.

Por isso, está na altura de dizer adeus aos smartphones de gama alta com 8GB ou 12GB de memória RAM. As coisas vão começar já a mudar com os Pixel 9 Pro e Pixel 9 Pro XL.

O mínimo aceitável para qualquer topo de gama vai ser 16GB a partir de 2024.

  • Nota: Temos de salientar que os novos iPhone 16 da Apple, incluindo até o iPhone 16 Pro Max, vão continuar com um máximo de 8GB. Porém, nem a Apple vai conseguir fugir desta tendência. Sendo exatamente por isso que é esperado um salto para os 12GB já em 2025 (iPhone 17).

Estes aparelhos Pro e Pro XL vão ser extremamente parecidos, com o modelo XL a ser apenas um pouco maior, o que claro, significa um ecrã igualmente maior, bem como uma bateria com maior capacidade de armazenamento de energia.

Entretanto, ambos vão ser baseados no SoC Tensor G4 que vai tirar muita inspiração ao atual Exynos 2400 da Samsung, bem como no novo modem Exynos 5400 que já traz suporte a comunicação via satélite. Além disso, vamos encontrar pelo menos 16GB de memória RAM, e muito provavelmente um mínimo de 128GB de armazenamento interno.

  • Nota 2: Porquê 128GB? Pode parecer “feio”, mas é estratégia. A Google gosta muito de vender subscrições ao seu One que oferece grandes quantidades de armazenamento na nuvem.

Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Estava na altura de aumentar a memória RAM? Já vem tarde? Será que isto vai criar uma separação grande entre gerações, e por isso vai obrigar muitos utilizadores a mudar de smartphone em 2024 e 2025? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também