Pixel 9 parece um iPhone? Adivinhe porquê!

Lembra-se de ano de 2017, em que a Apple apresentou o seu iPhone X com uma “monocelha”? O que aconteceu logo a seguir no mundo Android? Caso não se lembre, começámos a ver coisas muito similares primeiramente na gama alta, e mais tarde também na gama média e baixa.

Isto porque, quer queira quer não, a Apple tem um impacto inegável na estratégia de design de todas as fabricantes de smartphones à face da terra. É também por isso que os mais recentes Galaxy S24 contam com titânio, bem como com um design mais plano em vez de arredondado. Algo que, claro, também podemos ver nos muito recentemente lançados Google Pixle 9.

De forma muito resumida, os smartphones Pixel 9 têm um aspeto muito “iPhone”, porque querem chegar ao público que normalmente gosta de olhar para o iPhone.

Pixel 9 parece um iPhone? Adivinhe porquê!

(análise) pixel 9: brincar com inteligência artificial é aqui!

Portanto, se há uma coisa que a Google melhorou nos novos Pixel 9, foi o seu design, que claro, está agora muito mais em linha com aquilo que as outras fabricantes Premium andam a oferecer aos seus consumidores.

Porém, além da melhoria nos componentes e ademais materiais, fica também a ideia de que os novos Pixel 9 foram “roubar” algumas ideias à Apple, mais concretamente aos mais recentes iPhone 15.

O que levanta uma questão… Será que isto não foi bem uma decisão (ou erro) de design. Pode ter sido pura estratégia!

A Google quer aumentar a qualidade dos seus produtos, quer algo mais Premium, e como tal, também quer ir buscar alguma quota de mercado ao lado da Apple. Algo que faz todo o sentido, porque um aparelho Pixel, é na realidade o iPhone do ecossistema Android, visto que a Google controla o software, o hardware, e tudo o resto que anda pelo meio.

É também uma estratégia importante, porque o ecossistema Android anda a perder espaço para o iOS há várias gerações seguidas. Por isso, ter uma Google mais interessada em roubar clientes ao iPhone… É muito mais inteligente do que ir roubar a clientes que verdadeiramente já estão do seu lado.

Em suma, a conversão de um utilizador Samsung para o lado Pixel aumenta as vendas de hardware da Google. Porém, convencer um utilizador iPhone a mudar também traz essa pessoa para o ecossistema Android. É uma vitória dupla! Em último caso, se este cliente se afastar da linha Pixel, poderá optar por uma alternativa Android e continuar a acrescentar valor à Google.

Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Interessante? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também