Pixel 8: Smartphones incríveis, mas o processador desilude

A Google quer que a sua gama de aparelhos Pixel seja diferente de tudo aquilo que já podemos encontrar no mercado, e bem! Adoro a mentalidade, especialmente em 2023 em que tudo parece igual, e nada se sente como uma novidade.

Mas, isto significa que a Google tem de fugir ao hardware que serve de base à grande maioria dos smartphones lançados no mercado, e isso pode significar algumas desilusões nos testes de performance.

Pixel 8: Smartphones incríveis, mas o processador desilude

pixel 7

Portanto, caso não saiba, os novos smartphones Pixel 8 que chegam agora a Portugal, não são baseados nos tradicionais processadores Qualcomm Snapdragon, MediaTek Dimensity ou Samsung Exynos, que são tão populares no ecossistema Android.

Em vez disso, a Google tem um SoC próprio, desenhado pela mesma, conhecido como Tensor G3. Curiosamente, é produzido nas linhas da Samsung, e segundo rezam as lendas, a Samsung até ajudou a Google a desenhar este mesmo SoC.

Dito isto, a Google sabe o que está a fazer! A gigante responsável pelo ecossistema Android sabe que este SoC é “teoricamente” mais fraco. Mas, a realidade é que a Google quer um SoC mais focado naquilo que interessa, para ser mais eficiente, e realmente rápido nas tarefas a que os consumidores dão importância.

Isto significa o quê? Bem, o Tensor G3 é mais lento que o Apple A14 Bionic (-21.5%), a base do iPhone 12 de 2020. Sendo obviamente significativamente mais lento que a atual geração de processadores mobile Apple A17 Pro e Qualcomm Snapdragon 8 Gen2. Mas… Isso interessa?

Na realidade não, especialmente porque esta diferença de performance vai sempre existir. Afinal de contas, os primeiros ‘leaks’ já apontam para um Tensor G4 pouco superior a este atual SoC que dá vida à gama Pixel 8.

Em suma, as especificações técnicas significam cada vez menos no mundo dos smartphones. Por isso, o melhor será mesmo experimentar os aparelhos quando finalmente chegarem às lojas do costume. A Google promete uma experiência Android quase perfeita, ou melhor, a gigante da pesquisa promete uma experiência “realmente Android”, ou seja, como o sistema operativo sempre deveria ter funcionado.

Nós já temos o aparelho em mãos e vamos partilhar as nossas conclusões em breve.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também