Ver fabricantes a cortar em alguns componentes críticos, para posteriormente serem capazes de chegar a preços mais apelativos para os consumidores, é normal, e quase sempre muito bem vindo. Mas… Ver fabricantes de referência, a cortar nas funcionalidades, e potencial performance, só porque sim… Isso já é um bocado feio.
Pois bem, parece que é exatamente isto que a Google está a fazer com o seu Pixel 6A! Um aparelho de gama média, que deveria servir como porta de entrada para o ecossistema especializado e ‘puro’ da gigante da pesquisa online.
O que está a acontecer? Bem, ao que tudo indica, o ecrã OLED de 6.1” do Pixel 6A é perfeitamente capaz de chegar aos 90Hz, mas por razões desconhecidas, a Google decidiu limitar o painel, e vender o aparelho como sendo apenas capaz de alcançar uns muitíssimo sem sal 60Hz.
Pixel 6A chega aos 90Hz. Mas a Google não quer
Portanto, quem descobriu o modo de 90Hz foi um modder que gosta sempre de ir ver o que a Google anda a fazer com a sua gama de aparelhos Pixel. Aliás, ao que tudo indica, a modificação é tão simples, que o modder TheLunarixus está agora a preparar uma ROM personalizada, para permitir que todos os detentores do smartphone aproveitem o potencial máximo do ecrã OLED de produção Samsung.
O Modder não clarificou se os 90Hz são alcançados através de um pequeno OC do painel, ou se o ecrã OLED é mesmo nativamente capaz de chegar à frequência sem ajudas. Infelizmente, a Google também ainda não tocou no assunto. (Mas, tudo indica que o painel é extremamente parecido ao do Pixel 6 original!)
Vamos ser honestos… É muito provável que a Google tenha limitado o ecrã, para não ver as vendas do Pixel 6 canibalizadas pelo modelo mais recente, e mais barato.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Interessado nos smartphones Pixel? Ou acha que a estratégia da Google está a falhar um pouco? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!