Já lhe aconteceu um ou os dois piscas do seu carro ficarem mais rápidos? Não se preocupe porque não é um novo truque do seu automóvel e não ativou nada sem querer. Assim vamos explicar-lhe a razão para isto acontecer o que pode fazer para resolver.
Os piscas do seu carro ficaram mais rápidos? Esta é a razão!
Logo à partida se isto acontecer no seu automóvel, a verdade é que indica que existe um problema elétrico que afecta as lâmpadas dos piscas.
Embora não seja exatamente o problema mais grave que pode enfrentar, os indicadores de mudança de direção avariados podem comprometer a sua segurança e a segurança de outras pessoas na estrada. Os indicadores de mudança de direção existem para tornar os seus movimentos previsíveis, de modo a que, quando quiser mudar de direção, as pessoas atrás e à sua frente possam perceber e ajustar-se adequadamente. Além disso, conduzir sem sinais é ilegal na maioria dos estados e pode causar-lhe alguns problemas. Pode utilizar gestos de condução se as luzes exteriores não estiverem disponíveis.
Ao ouvir aquele som de tique-taque acelerado, deve saber que está na altura de fazer alguma coisa. De facto, muitos automóveis modernos também vêm com diagnósticos no painel de instrumentos para indicar que tem uma lâmpada exterior fundida. Ouvir o som do tique-taque em conjunto com os indicadores do painel de instrumentos ou do sistema de infoentretenimento pode ajudá-lo a identificar o tipo de problemas eléctricos que o seu automóvel pode estar a ter.
Felizmente, este é um daqueles problemas automóveis que é relativamente fácil de diagnosticar e resolver.
Como funcionam os indicadores de mudança de direção?
Imagine o seu sistema de indicadores de mudança de direção como uma rede pequena e simples que inclui alguns componentes-chave: uma alavanca (o interrutor do indicador de mudança de direção), um relé (um tipo de interrutor operado eletricamente), lâmpadas (as luzes dos indicadores de mudança de direção no exterior do seu automóvel), piscas e a bateria do automóvel.
Quando decide virar ou mudar de faixa, move a alavanca do sinal de mudança de direção para cima ou para baixo. Esta está localizada num dos lados da coluna do volante. Mover esta alavanca é como enviar um comando de “arranque”. Envia um sinal elétrico para o relé e, quando o relé recebe o comando, envia-o para as luzes de mudança de direção no exterior do carro. O relé liga o circuito, permitindo que a eletricidade flua da bateria do automóvel para as luzes.
O relé foi concebido para ligar e desligar as luzes em intervalos regulares – é por isso que os indicadores de mudança de direção piscam. Este piscar é importante porque chama a atenção dos outros condutores, indicando que está prestes a virar ou a mudar de faixa.
No entanto, os piscas do seu automóvel são responsáveis pelo piscar dos indicadores de mudança de direção. Funcionam segundo um princípio que regula o padrão de ligar e desligar das luzes. Os automóveis mais antigos utilizam um mecanismo térmico, em que uma tira de metal no interior do pisca-pisca aquece e arrefece para criar o efeito intermitente. Os carros mais recentes podem utilizar piscas electrónicos, que controlam o piscar através de circuitos electrónicos.
O que faz com que o pisca-pisca seja mais rápido?
Cada lâmpada do sistema acrescenta uma certa resistência ao circuito elétrico. Quando uma lâmpada se queima, o circuito perde alguma desta resistência. O relé, que controla a velocidade do piscar, detecta esta alteração na resistência. Como há menos resistência com uma lâmpada fundida, a eletricidade passa mais rapidamente pelo circuito. O relé acelera então o ritmo de intermitência para o alertar de que algo está errado. Aqui está a razão dos piscas mais rápidos.
Embora a causa mais comum deste problema seja uma lâmpada fundida ou queimada (é normal que as lâmpadas morram), existem ainda outros factores que podem fazer com que os piscas pisquem rapidamente:
Lâmpadas LED: Consomem menos energia do que as lâmpadas normais, pelo que a adição de LEDs pós-venda pode fazer com que os piscas funcionem mais depressa do que o normal.
Problemas de cablagem: Se a cablagem estiver danificada, talvez corroída, queimada, solta ou algo do género, pode afetar o desempenho do circuito do pisca-pisca.
Relé ou pisca-pisca avariado: Se ambos os indicadores de mudança de direção estiverem a piscar rapidamente e já tiver excluído a hipótese de lâmpadas defeituosas, é possível que o pisca-pisca dos indicadores de mudança de direção esteja avariado. Os automóveis utilizam frequentemente um pisca-pisca para ambos os lados e um pisca-pisca separado para as luzes de perigo.
Como pode resolver o problema?
A reparação do pisca-pisca rápido pode ser feito por si, mas se não se sentir confiante, leve o seu carro a um especialista. Aqui estão algumas soluções recomendadas para quem está disposto a tentar:
Diagnosticar uma lâmpada fundida: Ligue o seu pisca-pisca e ande à volta do veículo para ver se todas as luzes do pisca-pisca estão a piscar. Se uma delas não estiver a piscar, é provável que esteja queimada. Se encontrar uma lâmpada fundida, substitua-a. Consulte o manual do seu veículo para obter o tipo de lâmpada correto e instruções sobre como a substituir. Muitas vezes, é necessário remover a tampa da lente e substituir a lâmpada antiga por uma nova.
Utilize uma lâmpada com a potência correcta: Certifique-se de que as lâmpadas instaladas têm a potência correcta para o seu veículo. Esta informação pode ser encontrada no manual do seu veículo ou online. Se tiver instalado lâmpadas de potência incorrecta ou mudado para lâmpadas LED, substitua-as pelo tipo correto recomendado pelo fabricante ou instale resistências adequadas para LEDs. De qualquer forma, os LEDs têm um brilho ofuscante; considere removê-los para manter as estradas mais seguras.
Inspecionar e limpar as ligações do circuito: Procure sinais de desgaste, corrosão e ligações soltas. Aperte as ligações soltas e limpe qualquer corrosão que encontre com uma escova de arame ou um produto de limpeza de contactos eléctricos.
Substitua o relé ou a unidade de intermitência: Consulte o manual do seu veículo para encontrar a localização da unidade do pisca-pisca ou do relé. Geralmente, encontra-se debaixo do painel de instrumentos ou perto da caixa de fusíveis. Se suspeitar que a unidade do pisca-pisca está avariada, considere substituí-la. Normalmente, trata-se de um componente “plug-and-play”, facilmente substituível.
Agora já sabe a que se deve os piscas mais rápidos.
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