Pirataria voltou… Em força! De quem é a culpa?

A pirataria de conteúdo multimédia, que muitos pensavam estar morta, ou pelo menos em coma, voltou como ninguém poderia esperar após o fim da pandemia de COVID-19. Mas, a culpa não é do COVID.

A culpa é do fim da partilha de contas, dos aumentos de preço, da divisão de conteúdo entre 4 ou 5 plataformas diferentes. O que era simples e amigo do utilizador, ficou igual ao pior que as soluções de antigamente.

Pirataria voltou… Em força! De quem é a culpa?

Pirataria, pirata

A pirataria está de novo na moda, depois de anos de queda, e na verdade, de um quase desaparecimento. Quem o afirma é uma das autoridades reguladoras da EU, a European Union Intellectual Property Office, no seu mais recente relatório bi-anual.

De forma muito resumida, a queda no consumo de conteúdo pirateado deu um volte-face no início de 2021, altura em que os preços começaram a aumentar em tudo o que era serviço online. Estamos a falar de um declínio de 3 anos, que simplesmente deixou de existir de um momento para o outro.

Dito isto, com o extermínio de várias plataformas de downloads de torrentes, e de visualização direta (como era o caso do Mr. Piracy e do Pobre.TV), é incrível ficar a saber que 48% de toda a pirataria Europeia se concentra na visualização de conteúdo de TV. Algo que faz todo o sentido, tal foi a separação de conteúdo quando começamos a ver mais e mais plataformas de streaming de conteúdo na Internet. Não existindo dinheiro para pagar tudo, os utilizadores voltaram-se no imediato para o oceano e para os velhos chapéus de pirata.

Assim, mesmo com a caça a sites de streaming ilegais, 58% de todos os piratas continuam a conseguir arranjar alternativas similares. Apenas 32% dos piratas usam torrents.

Sabe onde é que estão os piratas a sério? No desporto! Nomeadamente no futebol!

Ou seja, pela primeira vez, este relatório aparece com dados sobre a pirataria de programas desportivos ao vivo, com os resultados a serem chocantes. A pirataria de streams de desporto cresceram 7% entre o início de 2021 e fim de 2022.

Música pirateada? Quase não existe!

Curiosamente, um dos mercados que mais sofreu com a pirataria ao longo dos anos, é agora o mais sossegado. Estamos a falar do mundo da música. Plataformas como o Spotify, Tidal, Apple Music e YouTube Music mostram que é possível existir rivalidade, e revitalização do mercado, sem obrigar os utilizadores a fugir à conta mensal.

Basta oferecer um bom serviço, a um preço decente. Curiosamente, nesta guerra de plataformas de streaming, é raro existir casos de exclusividade de conteúdo. Toda a música está disponível em todo o lado. O streaming de séries e filmes devia aprender com isto…

Pirataria está a voltar, mas ainda está longe dos tempos de ouro! É uma questão de tempo?

A pirataria está a crescer, mas ainda está longo do caos de 2017. Mas, a este ritmo, e com o facilitado acesso à tecnologia, tanto para míudos como para graudos, existe potencial para ultrapassar e bem as métricas do passado.

Em suma, é preciso mudar a forma como o mundo multimédia funciona, caso contrário, a Internet vai transformar-se na série One Piece, em que toda a gente é pirata.

Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Fonte

Siga a Leak no Google Notícias! Acompanhe sempre todas as notícias de tecnologia na Leak

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!
spot_img

Leia também

Função secreta do Waze já está a salvar muitas vidas!

O Waze tornou-se numa ferramenta moderna e valiosa para evitar o trânsito intenso e encontrar o caminho em regiões movimentadas. No entanto, também está...

Estes insetos entram pelos ralos da cozinha e casa de banho!

Se reparou no aparecimento de insectos na sua casa de banho ou cozinha, pode ser complicado se não conseguir identificar o que são ou...

O que causa um sinal sonoro no carro que apareceu do nada?

Todos queremos estar a conduzir sem barulho. Quer dizer, a menos que seja a música que vem do rádio. No entanto, por vezes, não...

Sabe porque é que o seu telemóvel fica mais lento todos os anos?

Isto parece obra do destino ou pelo menos um facto inevitável. Parece que todos os anos o telemóvel fica mais lento e não se...

Como melhorar a velocidade do router da Vodafone, NOS e MEO

Se tudo estiver bem com o router do seu operador, quer seja ele, da NOS, Vodafone, MEO ou no futuro da DIGI ou outra...

Já pode testar os serviços da DIGI em Portugal! (Grátis)

Como estamos fartos de dizer, o mercado de telecomunicações Português está prestes a receber uma quarta operadora, a DIGI. Porque é isto tão importante?...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados