Pirataria está a voltar em força em Portugal. Já sentiu!?

A Pirataria nunca desapareceu, porém, é inegável que perdeu muita da sua força nos últimos anos. Eu ainda sou do tempo do eMule, do BTuga, BTNext, Wareztuga, etc… Do download de músicas .mp3 de vários sites com aspetos extremamente duvidosos. Aliás, eu ainda sou do tempo em que ‘sacar’ um filme ou um jogo era coisa para demorar 3 ou 4 dias, sempre com um olho em cima nos consumos de tráfego Nacional vs Internacional que tínhamos na altura. Por isso, acho imensa piada ao que aconteceu, continua a acontecer, e vai provavelmente continuar a acontecer no futuro, porque o controlo à pirataria é extremamente complexo.

Curiosamente, a única forma de “matar” a pirataria, é através da oferta de serviços de qualidade, a um bom preço. Mas isso nunca acontece, ou quando acontece, nunca dura muito tempo.

Pois bem, nos últimos tempos, nomeadamente antes do COVID, o fenómeno da pirataria começou a perder alguma força, primeiramente no gaming, devido ao foco na componente online dos vários estúdios, que obrigava quase sempre à compra fidedigna do jogo, e posteriormente, na parte do streaming de conteúdo, com a chegada de serviços simples, baratos, e com muito conteúdo para dar. Aqui temos de apontar para a Netflix, que apareceu com um serviço de streaming cheio de conteúdo multimédia bem conhecido, e outro completamente original, a um preço justo.

Mas hoje em dia… Quantos amigos e familiares já desistiram da Netflix, e de muitos outros serviços similares? Para agora usar o Stremio com add-ons? A pirataria está a voltar com muita força!

Pirataria está a voltar em força em Portugal. Já sentiu!?

Antes de mais nada, acho que faz sentido ficar a saber mais sobre a pirataria. Como é que esta aparece, e evolui? Pois bem, a pirataria é um fenómeno complexo que pode ser influenciado por uma variedade de fatores. Estes são alguns eles:

  • Preços Altos ou Acesso Restrito: Alguns utilizadores podem recorrer à pirataria como uma forma de contornar restrições, ou custos elevados associados ao acesso a conteúdo digital, como filmes, músicas, jogos e softwares. Esta é também uma das maiores ferramentas antipirataria. Se o preço for justo, e o serviço for bom, os utilizadores aderem!
  • Tecnologia: A tecnologia tornou cada vez mais fácil compartilhar e distribuir conteúdo digital, o que aumentou a disponibilidade de conteúdo pirata.
  • Falta de Alternativas: Em alguns casos, a pirataria pode ser vista como a única opção para obter conteúdo digital que não está disponível de forma legal ou que está disponível apenas em regiões específicas do mundo.
  • Pandemia: Com o aumento do trabalho remoto e do entretenimento doméstico, houve um aumento na procura por conteúdo digital. Isto, em conjunto com aumentos de preço no lado do streaming, resultou num aumento da pirataria.

Porém, é importante ter em conta que a pirataria é ilegal e apesar de muito “choro” indevido por parte da indústria, a verdade é que sem controlo, este fenómeno causa problemas graves aos criadores de conteúdo.

Além disso, é também preciso ter muito cuidado com o “sítio” onde arranja o conteúdo! Porque a pirataria é uma porta escancarada para a instalação de vírus capazes de violar a sua privacidade.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também