Pirataria é uma questão económica. Quer um exemplo?

Como já dissemos várias vezes, se o pirata oferece um produto superior ao oficial, a um preço mais apelativo, o consumidor vai sempre optar pelo produto ilegal, especialmente no mundo do gaming, das séries, e dos filmes, onde a caça a esta tipo de atividade ainda não constitui uma ameaça severa o suficiente para assustar os internautas.

Mas existem soluções muito simples. O problema é que também existe uma falta gritante de as implementar.

Pirataria é uma questão económica e nada mais. Quer um exemplo?

A pirataria é quase sempre uma questão económica! O que significa isto? Bem, é simples!

Pirataria, pirata

De forma muito resumida, ou não consegue comprar um jogo, um filme, ou uma série, porque o custo de aquisição é demasiado alto, e por isso vai tentar uma outra via. Ou então, o produto não está disponível na sua região (isto acontece muito com filmes e séries), e por isso vai pirateá-lo.

Quer um exemplo de uma estratégia que resultou e praticamente “matou” a pirataria? Tivemos a Netflix há alguns anos atrás! Um serviço capaz de oferecer toneladas de conteúdo de qualidade inegável, a um preço muito apelativo. (Infelizmente, a Netflix deixou de ser um exemplo depois da separação de conteúdo multimédia entre várias plataformas, e claro, os muitos aumentos de preço da subscrição).

Quer um outro exemplo mais simples e mais prático?

Temos o jogo Heartbound, onde a equipa de desenvolvimento decidiu fazer promoções regionais tendo em conta o poder económico de cada país.

Mais concretamente, um dos developers deu o exemplo do Brasil. Porquê? Simples, porque é uma região onde a pirataria é quase o “normal”. Mas não porque os Brasileiros são idiotas e querem ter um produto sem o pagar. A realidade é… Economicamente, não faz sentido comprar jogos no Brasil. Os jogos são quase sempre exageradamente caros, e como tal, os jogadores optam pela pirataria.

Qual foi a solução?

Como a equipa reparou que muitos Brasileiros gostaram da demo de Heartbound, a equipa implementou um desconto regional de 60%, o que meteu o preço do jogo a uns muito baixos 20 reais (3.74€). Resultado? O mercado aderiu, e o Brasil equivale agora a 25% da receita total do estúdio em vendas.

Conclusão

A Pirataria não existe porque os consumidores são maus e não querem gastar dinheiro. A pirataria existe porque os preços são muitas vezes um exagero para a realidade económica de muitos dos utilizadores interessados.

É triste, mas é também muito simples.

Fonte

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Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

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