Pirataria chegou à PS4, PS4 Pro… e também PS5!?

Pois bem, depois de um longo tempo de espera, tudo indica que a PlayStation 4 tem finalmente um método oficial para fazer jailbreak ao seu sistema operativo, o que claro está, vai por sua vez abrir muitas portas aos utilizadores da consola. Mas calma! Não estamos apenas a falar de pirataria! Ao fim ao cabo, com este jailbreak, temos todo um mundo de homebrew a aparecer à frente da consola da Sony, onde podemos incluir os muitos emuladores de consolas antigas, fora do universo PlayStation.

Curiosamente, este Jailbreak até poderá funcionar na PlayStation 5. Mas como a equipa de desenvolvimento ainda não conseguiu meter as mãos na consola de nova geração (what else?), ainda nada está confirmado.

Jailbreak saiu para a PS4, e aparentemente… Para a PS5!?

dualsense, PS5

Portanto, de acordo com o Kotaku, a PS4 e PS4 Pro têm agora um novo método para jailbreak do sistema da consola, denominado de ‘pOOBs4’, tendo sido desenvolvido pelos ‘hackers’ SpecterDev, ChendoChap e Znullptr, aproveitando uma falha que tinha sido anteriormente encontrada pelo programador Sleirsgoevy.

O que é um Jailbreak?

Muito resumidamente, com o Jailbreak aplicado, é possível ter acesso privilegiado (root) ao sistema da consola. Sendo assim possível correr código não assinado pela Sony, ou seja, Homebrew. Como é óbvio, isto também abre as portas a pirataria de jogos oficiais.

Como é que tudo funciona?

O processo é bastante simples, sendo apenas necessário acesso a uma pen com um ficheiro criado para explorar a falha, e acesso a uma rede local. Curiosamente, apesar de o foco ser a PS4 e PS4 Pro, existe a possibilidade de tudo funcionar na PS5, na versão de firmware mais recente da consola.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Está pronto a arriscar um jailbreak? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também