Pirataria está a aumentar em 2022 e estas são as razões!

Os estúdios de cinema e os serviços de streaming não o têm admitido. No entanto, a verdade é que a pirataria está a aumentar significativamente em 2022. Mas de quem será a culpa? Das próprias plataformas, da crise ou simplesmente as pessoas não estão para gastar dinheiro na questão do entretenimento quando faz falta para outras coisas? Vamos dizer-lhe quais as razões que estão a mudar o mercado.

Pirataria está a aumentar em 2022 e estas são as razões!

As plataformas de streaming estão a aumentar os preços

A vida está definitivamente mais cara e isso também é notório nas plataformas de streaming que resolveram subir os seus preços. O exemplo mais notório é a Netflix, que tem vindo a aumentar lentamente mas de forma constante a subscrição. Isto é ainda mais notório nos EUA. Só em 2022, esta gigante adicionou um ou dois dólares em cima dos seus pacotes. Escusado será dizer que isto tem expressão também no resto do mundo.

netflix, pirataria 2022

O aumento dos custos de streaming surge quando a inflação é elevada, com tudo o resto a custar mais do que antes. Parece, portanto, que as pessoas decidiram explorar a alternativa da pirataria de conteúdos.

De facto acabam por poupar algum dinheiro, especialmente se tiverem duas ou três subscrições. Na prática podemos estar a falar de 300 Euros por ano.

Fragmentação das plataformas no que diz respeito a conteúdos

pirataria 2022

Os serviços de streaming apostam na exclusividade de conteúdos para ajudar a atrair e reter o maior número de pessoas possível. Infelizmente, a exclusividade de conteúdos torna dispendioso para os consumidores verem todos os filmes e séries que querem. Isto leva a um aumento da pirataria de conteúdos. Por exemplo, se gosta de ver títulos como Picard, Stranger Things e Marvel, tem de pagar por três serviços de streaming: Amazon Prime, Netflix e Disney+.

Devido à exclusividade de conteúdos e à programação original, já não há um serviço de streaming para tudo. Ou seja temos de pagar vários. Em alguns casos tudo somado pode ser tanto como o nosso serviço de TV e Internet.

Os serviços de streaming melhoraram a pirataria

Antigamente muitos dos filmes que andavam pela Internet eram filmados nos cinemas com barulhos e uma grande má qualidade. Agora são ripados das plataformas de streaming. Isto resulta numa disponibilização de conteúdos com muito mais qualidade.

A pirataria digital é má para todos

A pirataria digital é terrível para todos — criadores de conteúdo e consumidores. Em primeiro lugar, reduz a venda de conteúdos através de canais legais, o que prejudica as receitas dos criadores de conteúdos. Deste modo, eles ficam menos motivados para investir em conteúdos de alta qualidade.

E isso afeta não só todos os intervenientes na indústria de produção, mas também os consumidores, uma vez que haverá menos ou nenhum novo conteúdo de alta qualidade produzido.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também