Sabe qual é o pior piso para a tração do seu automóvel? 

Não é uma tarefa fácil garantir a sua segurança e a dos outros na estrada. Não só tem de acompanhar o calendário de manutenção do seu veículo para se certificar de que está a funcionar no seu melhor, como também tem de estar atento aos outros condutores e às suas acções. Para além disso, também tem de prestar atenção ao que o rodeia, aos peões, às condições meteorológicas e ao estado da própria estrada. Estradas diferentes significam coisas diferentes. Principalmente, cada tipo de estrada proporciona diferentes níveis de tração para os pneus. Mas qual é o pior piso para a tração do seu automóvel?

Sabe qual é o pior piso para a tração do seu automóvel? 

Em comparação com o asfalto, estradas de terra, as estradas de gravilha são as mais aborrecidas de percorrer neste aspeto. Uma vez que são feitas de pedra solta, estas estradas são propensas a deslocar-se quando se conduz sobre elas, o que pode fazer com que um carro, uma mota ou uma bicicleta tenham dificuldade em circular.

Ou seja, a resposta a esta questão são as estradas de gravilha. No entanto por vezes é mesmo necessário circularmos nelas.

Se está nervoso com a condução em estradas de gravilha, sabendo o quão imprevisíveis podem ser, não se preocupe. Para além das dicas essenciais que todos os proprietários de automóveis devem saber, há mais algumas que podem especificamente tornar a condução nestas estradas um pouco menos stressante.

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Carro em gravilha

Mesmo que seja apenas numa longa entrada de garagem ou numa rua secundária, conduzir em gravilha pode ser complicado. É acidentado, imprevisível e pode dar a sensação de que as rodas estão prestes a escorregar. Se a gravilha estiver molhada, torna-se ainda mais stressante conduzir a direito, quanto mais fazer curvas apertadas. Felizmente, há algumas coisas que pode fazer para mitigar a preocupação que vem com a condução num tipo de estrada tão imprevisível e quase sem tração.

O que pode fazer para tudo correr bem

O primeiro e mais importante é estar ciente da sua velocidade. Deve manter o velocímetro baixo, pois o aumento da velocidade reduz a pouca tração que já existe na gravilha. Se existirem rastos, é aconselhável conduzir dentro desses rastos e guiar com cuidado. Não agarre o volante com demasiada força nem faça movimentos bruscos. Conduza suavemente e mantenha as duas mãos soltas no volante, permitindo que o carro trabalhe em conjunto com as ranhuras da estrada. Em caso de derrapagem, não entre em pânico. Tire o pé do acelerador e dos travões e vire cuidadosamente na direção em que o carro está a deslizar. Deverá recuperar o controlo em breve.

Embora possam ter sido concebidas para veículos, as estradas podem funcionar contra eles em alguns casos. Dada a sua falta de tração em comparação com outras superfícies de estrada, as estradas de gravilha, em particular, podem causar alguns sustos ao volante. Desde que tenha em mente as dicas para conduzir nestas estradas, não deverá ter problemas.

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Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

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