A funcionalidade de piloto automático da Tesla tende a aparecer nos noticiários sempre que há um acidente grave a envolver um dos seus veículos.
É verdade que ja houve alguns incidentes em que aparentemente a funcionalidade de piloto automático não funcionou como anunciado. Um dos exemplos mais conhecidos foi quando um motorista da Tesla em 2016 faleceu quando o seu Model S bateu na parte lateral de um camião.
Desde então, a funcionalidade de piloto automático da Tesla melhorou significativamente. Ainda assim, não é todos os dias que ouvimos histórias acerca deste modo de condução autónoma ter salvo alguém.
Afinal, quando não há acidente, não há história. A menos, claro, que seja captado em vídeo.
Dito isso, um proprietário do Model 3 colocou recentemente na Internet um vídeo que mostra como a funcionalidade de piloto automático da Tesla impediu o que poderia ter sido um acidente grave. Na verdade, o proprietário do Model 3 acredita que este sistema salvou a sua vida.
“Estava a conduzir pela faixa da direita”, lembra o condutor. “Tinha o piloto automático definido para 102 km/h e eis que um idiota apareceu do nada, provavelmente a 150 ou 160 km/h. Na realidade parece que a sua intenção era espremer-se entre mim e o carro que estava na faixa da esquerda. De qualquer forma, o piloto automático tomou medidas evasivas e provavelmente salvou a minha vida ”.
O vídeo completo pode ser visto abaixo.
Entretanto, outra história positiva do sistema de piloto automático da Tesla surgiu há cerca de dois meses. O condutor adormeceu na estrada e o piloto automático salvou-o acordando-o com buzinadelas.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!