Pilhas na gaveta: estão mesmo prontas quando precisar?

Nem todas as pilhas são usadas com frequência. Enquanto as pilhas AA do comando da televisão podem ser utilizadas diariamente, as que estão noutros dispositivos como lanternas podem passar semanas ou até meses sem uso. Se costuma utilizar pilhas recarregáveis, provavelmente tem algumas de reserva em casa, prontas a serem usadas quando necessário. Mas o que acontece às pilhas recarregáveis quando estão na gaveta? Mantêm a carga ou descarregam com o tempo?

Pilhas na gaveta: estão mesmo prontas quando precisar?

Depende do tipo de pilha

Tal como muitas outras coisas, a resposta é: depende. Todas as pilhas perdem alguma carga com o tempo, mesmo quando não estão em uso. Este fenómeno chama-se autodescarga e é um processo normal no ciclo de vida das pilhas. A velocidade com que isso acontece depende principalmente do tipo de pilha recarregável que tens. A marca e as condições de armazenamento também influenciam bastante.

comprar pilhas baratas

Quais são as pilhas que mantêm a carga por mais tempo?

Existem três tipos principais de pilhas recarregáveis:

  • Níquel-metal hidreto (NiMH)
  • NiMH de baixa autodescarga (também chamadas de LSD)
  • Íon de lítio (Li-ion)

As pilhas NiMH convencionais perdem cerca de 10 a 15% da carga nas primeiras 24 horas após o carregamento e, depois disso, continuam a perder cerca de 10 a 15% por mês. Por exemplo, se uma pilha perde 15% por mês, ao fim de um ano (depois da descarga inicial), só terá cerca de 14% da carga original. Se guardar uma pilha com 50% de carga, passado um ano poderá ter apenas 7%.

Se vai guardar pilhas durante muito tempo, é preferível optar pelas NiMH de baixa autodescarga, que têm um desempenho bastante superior. A taxa de descarga pode variar entre marcas, mas, muitas perdem apenas 0,03% por mês, o que significa que mantêm cerca de 96% da carga ao fim de um ano. Em testes de longa duração, conseguiram manter 70% da carga mesmo após 10 anos.

As pilhas Li-ion não mantêm a carga tão bem quanto as LSD, mas são melhores do que as NiMH comuns. São usadas em equipamentos que exigem mais potência, como câmaras digitais ou microfones sem fios. Nos primeiros dias perdem cerca de 5%, mas depois a autodescarga estabiliza em torno de 1 a 2% por mês. Ao fim de um ano sem uso, ainda terão entre 75% a 85% da carga inicial.

pilhas mais baratas

Como preservar a carga das pilhas por mais tempo

Se as pilhas forem de má qualidade ou já tiverem muitos ciclos de uso, é natural que descarreguem mais depressa. Além disso, a quantidade de carga no momento do armazenamento também faz diferença. Pode parecer boa ideia carregá-las a 100% antes de as guardar, mas isso pode, na verdade, reduzir a sua vida útil. Por outro lado, guardá-las com muito pouca carga também não é aconselhável, pois pode acelerar a descarga.

O ideal é armazená-las com cerca de 30% a 50% de carga — tanto para pilhas NiMH como para Li-ion.

Evita também expô-las a temperaturas extremas. O melhor é guardá-las em local fresco e seco, entre os 16 e os 24 °C, longe da humidade e da luz direta do sol. Mesmo que sejam feitas para durar, é aconselhável recarregar as pilhas a cada 6 a 9 meses, para preservar a sua saúde ao longo do tempo. Assim, garantem mais ciclos de uso e melhor desempenho quando precisares delas.

Mas, se por acaso te esquecer delas na gaveta, é bom saber que as pilhas NiMH de baixa autodescarga e as Li-ion geralmente continuam a funcionar bem, mesmo depois de um ou dois anos.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.
Html code here! Replace this with any non empty raw html code and that's it.
 
Share to...