Os mosquitos são, de facto, pequenos insetos infernais que gostam sobretudo de incomodar no verão. Mas embora a maioria das picadas não seja mais do que um incómodo, algumas podem pôr a sua saúde em risco. Especialmente para certos grupos de pessoas vulneráveis. Estes são os três sinais de perigo se for picado por um mosquito e que referem uma ida ao médico de imediato.
Três sinais que está em perigo se for picado por um mosquito!
A picada é muito grande
As picadas de mosquito normalmente não são maiores do que uma ervilha, mas se começarem a parecer um caroço (ou qualquer coisa maior) sob a sua pele, pode estar com o síndrome de skeeter. Embora essa síndrome possa representar sérios riscos à saúde raramente acontece. De facto, menos de 30 casos de uma reação alérgica a mosquitos com risco de vida, chamada anafilaxia, foram relatados até hoje em todo o mundo.
No entanto, a síndrome de skeeter (ou mesmo apenas uma picada particularmente desagradável) pode afetar a sua qualidade de vida e, nesse caso, poderá querer consultar um profissional de saúde, como um médico de cuidados primários, um alergologista ou um dermatologista. Um médico pode prescrever-lhe um creme esteroide tópico mais forte e potente que pode oferecer mais alívio do que os produtos de venda livre. Isto pode ajudar a minimizar a reação se o aplicar logo após a picada. Também pode tomar um anti-histamínico oral (há opções que não o deixam sonolento, como o Zyrtec ou o Claritine). É boa ideia aplicar também um saco de gelo ou um cubo de gelo durante cerca de 30 segundos na sua picada para ajudar a acalmar os sintomas.
A picada está sempre a piorar
As reacções às picadas de mosquito aparecem normalmente alguns minutos ou horas após a picada e desaparecem após cerca de uma semana. Mas se, vários dias depois de um mosquito ter sugado o seu sangue, o inchaço ou a descoloração (vermelhidão na pele mais clara ou tons mais cinzentos e roxos na pele mais escura) se espalharem para além da área afetada, o pus amarelo escorrer por baixo da pele, se formarem bolhas ou se tiver febre – vá imediatamente a um serviço de urgência.
Todos estes sinais indicam que pode estar a ficar infetado. Tudo pode chegar mesmo até uma infeção bacteriana dos tecidos profundos que pode espalhar-se para outras partes do corpo se não se tratar. Embora seja raro, as picadas de vários bichos diferentes, como carraças, percevejos, aranhas e mosquitos, podem provocar este problema. Isto porque todos nós temos algumas bactérias na nossa pele e debaixo das unhas. Assim quando coçamos uma mordidela com comichão, os germes nocivos podem entrar
Náuseas, dores musculares, dores de cabeça ou diarreia
Um terrível surto de comichão não é a única coisa que os mosquitos lhe podem provocar: Alguns deles também transportam vírus ou parasitas que podem causar certas doenças. As picadas dos mosquitos transmissores de doenças não têm um aspeto diferente das picadas normais, mas pode desenvolver sintomas como náuseas, vómitos, dores de cabeça, diarreia, arrepios, febre, erupções cutâneas, dores nas articulações e dores musculares nos dias e semanas após ser picado.
No entanto, em muitos casos, pode não se sentir mal de todo. Por exemplo, apenas cerca de 1 em cada 4 pessoas com dengue desenvolverá sintomas e a maioria das pessoas recuperará numa semana. Mas cerca de 1 em cada 20 desenvolverá um caso grave poucas horas depois de mordido. Isto pode levar a choque, hemorragia interna e morte se não se tratar com rapidez suficiente.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!