(Ensaio) Peugeot E-3008 – A meu ver, este 100% elétrico da gigante Francesa significa uma mudança de paradigma gigantesca, que leva a fabricante para um novo mundo muito mais sofisticado, onde o design anda de mão dada com a tecnologia.
Vamos por partes?
Peugeot E-3008 (Ensaio) – Mudança de paradigma?
Prós:
- Design (Interior e Exterior)
- Acabamentos (Muita qualidade!)
- Espaço interior
Contras:
- O preço pode subir de forma algo exagerada se quiser muitos opcionais, ou versões mais apetrechadas.
Resumo
A Peugeot lavou a cara, corrigiu muitos dos seus problemas, e apareceu com um 3008 que é pura e simplesmente impressionante. Isto é especialmente verdade nesta versão 100% elétrica, que aparece com design, performance, conforto, e claro, muita tecnologia. Podemos até dizer que o 3008 que antecedeu este modelo mais recente nem parece fazer parte da gama de automóveis da mesma fabricante. Foi um salto incrível, e que não passou ao lado dos condutores.
Este foi o primeiro Peugeot que testei para a Leak.pt, e até contra as minhas expetativas, as pessoas paravam para olhar, e para falar um pouco sobre o carro. Uma boa notícia para a Peugeot, que apesar de ser sempre uma fabricante que vende muito e bem, vive num mercado cheio de concorrência de qualidade.
O que salta mais à vista?
Para mim foi o interior.
Já andei em vários Peugeots ao longo dos meus 33 anos de vida, e de facto, nunca meti a fabricante francesa num pedestal neste campo.
Mas, este 3008 merece, porque além de um design arrojado, aparece com um cockpit virtual completo e competente, um sistema de entretenimento também ele muito fluído, e para completar a “coisa”, ainda temos um i-Cockpit renovado e finalmente muito bem pensado, para lhe dar mais controlo sobre muitas das coisas que de facto interessam no dia-a-dia.
A meu ver, esta é a apenas a cereja no topo do bolo, porque todo o automóvel grita qualidade, quase como se fosse o rugir de um leão.
Se tivesse de apontar algo mais negativo, seria o volante mais compacto do que o normal, bem como a “caixa de mudanças”. O primeiro algo muito Peugeot, pelo menos dos mais modernos. Mas até isso é apenas um problema até se habituar ao formato. Isto é especialmente verdade porque o conforto ao volante é palpável, e até o volante, apesar de compacto, tem tudo aquilo que realmente precisa para se manter no controlo, e com atenção à estrada. Mas o segundo… Apesar de também ser de fácil habituação, ter o comando da caixa no tabliê, ao lado do botão start/stop é estranho.
Espaçoso?
Este E-3008 não é baseado em uma plataforma completamente pensada para a eletrificação. Sendo exatamente por isso que existem versões deste carro a combustão. Ainda assim, há espaço para dar e vender.
Não existem problemas para o condutor, ou para os passageiros. Aliás, até para quem vai na segunda fila, e é alto (como eu), não vai ter problemas de espaço, porque o tejadilho só começa a descer mais a sério onde já não vai existir incómodo.
Como é a condução?
O Peugeot E-3008, de facto como a grande maioria dos carros elétricos, não é um portento da dinâmica e velocidade. Aliás, além de tudo isso, temos aqui um automóvel que entra na moda dos SUV, e que como tal, tem de chegar com alguns compromissos.
De forma muito resumida, este 3008 chega ao mercado para ser um automóvel competente para o dia-a-dia, com espaço e conforto. É um automóvel apontado, que lhe vai obedecer bem, e que ao ser 100% elétrico também tem aquela aceleração imediata capaz de fazer o arrepio na barriga.
Porém, não espere muita desportividade. (Velocidade limitada a 170Km/h, com uma aceleração de 8.8s dos 0 aos 100 km/h.)
O E-3008 que tivemos para teste contava com uma bateria de 73kWh, o que por sua vez oferece 527 quilómetros estimados, que não fogem muito à realidade, se andar em ambiente mais citados… Claro. Se fizer muita autoestrada, ou se for ambicioso com o pedal no dia-a-dia, os números baixam. Porém, continua a ser um automóvel muito competente, que a conduzir à “vontadinha”, é capaz de lhe oferecer uma autonomia superior a 400 quilómetros.
- Média normal – 16 kW/100km
- Média em autoestrada – 20~22 kW/100km
Conclusão
É um automóvel muito interessante. Moderno, irreverente, arrojado, e muito tecnológico. Traz uma qualidade de construção que já não é normal nos dias que correm, e que por isso mesmo, tem um valor acrescido em 2025.
O preço podia ser mais simpático, mas não há dúvidas de que é um automóvel muito interessante para quem quer dar o salto para o mundo 100% elétrico.