Todos nós, condutores, adoramos reclamar do preço dos combustíveis, porque, claro está, é algo que tem um impacto direto nas nossas vidas, especialmente para quem trabalha deslocado, para além disso, tem também um impacto indireto, visto que o preço dos combustíveis, ou energia, acabam por aumentar tudo aquilo que consumimos no nosso dia-a-dia, graças aos transportes de bens, quase sempre feitos por camião.
Mas faz ideia de como as coisas funcionam? De como as refinarias transformam o petróleo em Gasolina, Gasóleo, ou GPL? Vamos tentar perceber.
Combustíveis: Quantos litros de Gasolina/Gasóleo tem um barril de petróleo?
Portanto, o gasóleo, ou gasolina, são produzidos segundo a procura dos mercados, no entanto, não é possível produzir um, sem produzir o outro. Ou seja, do mesmo barril de petróleo, podemos tirar vários produtos, onde também podemos incluir os tão populares combustíveis de referência.
Ou seja, de um único barril de petróleo, é primeiramente possível retirar gás (GPL, Propano, Butano, etc…), posteriormente, é possível retirar Gasolina. Depois destas primeiras etapas, é possível começar a tirar óleos, como o Diesel, e o Querosene. No fim, quando tudo foi extraído, fica o betume, um material crítico para o alcatrão das nossas estradas.
De forma muito resumida, num barril de petróleo, ~20% é gasóleo, e ~40% é gasolina. Tudo o resto é o que já referenciámos, bem como outras matérias primas para plásticos. Ou seja, se um barril tem ~160 litros de petróleo, temos 32L de gasóleo e 64L de gasolina.
Aliás, antes da popularização do Gasóleo em vários mercados, as petrolíferas não sabiam o que fazer ao produto, porque na altura, anos 50~70, este tipo de combustível apenas era utilizado na indústria, e em Camiões ou Navios. Curiosamente, grande parte do diesel refinado foi até despejado no mar, para libertar espaço para outros combustíveis mais lucrativos.
Curiosamente, o nível de procura está agora bastante diferente, com uma grande pressão na produção de diesel. Especialmente agora que o gás russo está fora do alcance Europeu, e por isso mesmo, vai existir uma maior dependência no lado do gasóleo, que também pode ser aproveitado para aquecimento.
É por isto que é expectável um maior encarecimento do diesel nos próximos tempos.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Sabia? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!