Caso não tenha ainda notado, o preço do petróleo está a cair de forma acentuada nos mercados internacionais. É uma queda a sério, quase uma queda livre. O Brent já desceu para valores a rondar os 65 dólares por barril, algo que já não víamos desde 2021. Altura em que o COVID ainda era uma “cena”.
O que claro está, apesar do facto de as mudanças de preço para a próxima semana não serem nada de especial, a realidade é que isto já meteu muitos condutores a sonhar! Será que vamos finalmente pagar menos na bomba?
Spoiler: talvez sim… mas obviamente que não vai cair como gostaria.
Qual é a razão? Porque está o petróleo a cair tanto?
Não é todos os dias que vemos o mercado do petróleo a descer assim. Mas, tudo acontece por uma razão.
1. Tarifas, guerras comerciais e medo global
As tarifas estão a criar medo generalizado, e na realidade, tudo começa a apontar para uma recessão global. Resultado? Quando há medo de abrandamento económico… a procura por petróleo tende a cair.
Isto significa que os preços vão cair. Especialmente quando a oferta subiu.
2. OPEP+ a abrir as torneiras
Como se não bastasse a quebra na procura, agora também temos mais oferta. A OPEP+ (basicamente os países que mandam no petróleo) anunciou um aumento inesperado da produção — cerca de 411.000 barris por dia a partir de maio.
Como dissemos em cima, mais petróleo no mercado com menos procura? Preços ainda mais baixos, claro.
Portugal: O combustível vai baixar?
Teoricamente, sim. Quando o petróleo desce desta forma, existe um reflexo direto no preço da gasolina e do gasóleo. Porém, em Portugal, já sabes como as coisas funcionam… O preço final não depende apenas e só da cotação internacional.
Aliás, a queda nos preços do petróleo não aconteceram hoje, e como deve ter percebido, os preços não vão mudar grande coisa na próxima segunda-feira. A desculpa é sempre a mesma. “O petróleo a ser consumido agora, já foi comprado há várias semanas”. Curioso, porque quando o petróleo sobe, os preços sobem logo na semana seguinte,
Mas… Uma coisa é certa. Os preços vão mesmo baixar. Pode ser a conta-gotas, mas vão descer.