Que dia é hoje? Segunda-feira! Isto significa o quê? Mudanças nos preços dos combustíveis em Portugal! Novas descidas? Sim, mas também não!
Pois é, o petróleo está a preços equiparáveis aos do mercado pré-guerra na Ucrânia, no entanto, isso parece já não significar nada para os senhores dos combustíveis fósseis. Afinal de contas, nesta nova semana, enquanto a Gasolina vai descer, em média, 1 cêntimo por litro, o Gasóleo deverá subir 3.5 cêntimos.
Porquê? Excelente pergunta! Mas o melhor mesmo, é ignorar esta questão e começar a pensar noutras provavelmente mais importantes… É que dentro de muito pouco tempo, as exceções ao aumento dos impostos sob os combustíveis fósseis vão terminar, não existindo grande vontade por parte do governo de as manter até ao final do ano.
Pensava que as coisas iam melhorar até ao fim do ano, rumo ao 1.5€ por litro de combustível, que já era caro, mas era tão mais simpático comparativamente aos preços atuais. Bem, temos más notícias!
Petróleo em queda, mas o gasóleo aumentou!
Portanto, pensava que ia ver descidas todas as semanas, até ao final de 2022? Pode desde já tirar o cavalinho da chuva, porque já temos aqui o primeiro aumento do verão, com o Gasóleo a encarecer de forma bastante significativa, sem nada realmente importante para o justificar.
Algo ainda mais incrível, se tivermos em conta que o preço de revenda do gasóleo, antes dar margens de lucro, desceu bastante na passada semana.
Impostos?
Sim, estamos debaixo de “almofadas” que têm limitado o aumento dos preços dos impostos, desde o início do ano passado. Almofadas que mais tarde ou mais cedo vão desaparecer, e por si só, poderão significar um aumento entre 15 e 20 cêntimos, por cada litro de combustível.
É de assinalar, mais uma vez, que os postos de combustíveis em Portugal são livres de praticar os preços que bem entenderem. Caberá sempre a si procurar o posto mais vantajoso para o seu automóvel, e carteira, dentro da sua área de residência.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!