Caso não saiba, nos últimos dias, o valor do barril de petróleo nos mercados Internacionais (BRENT) voltou a cair, e bem, de valor. Afinal de contas, a matéria prima que tantas dores de cabeça nos tem dado em 2022, chegou a ser trocada de mãos a 82$, estando agora um pouco mais estável entre os 85 e 86$.
Assim, no geral, podemos dizer que o valor do petróleo caiu quase 25%. O que significou isto para os combustíveis de referência? Ou seja, o que significou esta queda para a Gasolina 95 Simples e Gasóleo Simples? Vamos analisar!
Petróleo caiu quase 25%! E os combustíveis? (Não!)
Portanto, segundo a ENSE (Entidade Nacional para o Setor Energético) o preço médio da Gasolina está agora nos 1.748€ por litro, enquanto o preço médio do Gasóleo Simples anda pelos 1.828€ por litro.
Ou seja, se formos comparar a queda da matéria prima, com a queda dos preços dos combustíveis, reparamos que a gasolina apenas baixou 18.9%, enquanto o gasóleo fica por uns muito tímidos 14.7%.
Obviamente que o preço do petróleo não conta a história toda, visto que há mais algumas variáveis a ter impacto no preço final dos combustíveis. Ainda assim, é inegável que o preço da matéria base, é o que tem mais força nas mexidas do preço… Por isso, algo não está bem nestas contas.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!