A Google tem revelado cada vez mais preocupação com os dados dos utilizadores. No entanto, o que é que isto significa ao certo? Não se sabe ao certo. Um conjunto de documentos que chegaram à Internet revelaram que a Google cede muitas informações às autoridades. Nelas estão o histórico de pesquisa de um indivíduo, mas não só. Está também uma lista de pessoas que pesquisaram por determinadas palavras-chave numa data altura. Isto acontece a nível global. O que é certo é que as pesquisas no Google podem acabar na polícia.
Pesquisas no Google podem levar a polícia à sua porta!
Apesar de normalmente o histórico de pesquisas ser obtido com um mandato, provas recentes expostas num tribunal revelam que esta não é a única forma. Por exemplo, nos Estados Unidos, um tribunal pediu à Google informações sobre todos os utilizadores que pesquisaram por uma morada a uma data altura e mais especificamente perto da hora em que um crime ocorreu. Escusado será dizer que a Google cooperou. Assim enviou aos investigadores os endereços de IP de todas as pessoas que pesquisaram por esse informação na altura do crime.
Isto é sem dúvida um método muito útil de obter provas e até mesmo de descobrir crimes. Mas também pode ter muitas consequências para a privacidade.
A diferença dos métodos de investigação mais comuns
Até aqui as coisas eram diferentes. Pedia-se um mandato para um determinado suspeito e todo o histórico era recolhido. Assim se constituía um caso. Agora pede-se informações sobre keywords pesquisadas. Ora nesta pesquisa vão dezenas, senão centenas de pessoas (ou mais).
A questão é esta. Existem preocupações com o que pode acontecer a pessoas que não fizeram qualquer crime e apenas pesquisaram pela coisa errada, na hora errada. Imaginemos que queremos proteger o nosso veículo contra as novas tentativas de furto. Aí podemos pesquisar na Internet por algo como roubar a Volvo. Se pesquisarmos por isso e pouco depois ocorrer o roubo de algumas Volvos, podemos entrar para a lista de suspeitos.
As autoridades apostam cada vez mais nestas iniciativas. Enquanto podem ajudar nas investigações, existem questões válidas acerfca do perigo que representam para os dados pessoais.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!